O Facebook começou a testar em 2013 e agora torna disponível uma nova ferramenta de doação para campanhas específicas de Organizações Não Governamentais. A expectativa é que em um futuro – não muito próximo – a ferramenta expanda-se para adquirir características do Kickstarter e IndieGoGo, que são plataformas de crowdfunding propriamente ditas.
Curtidas, compartilhamentos e comentários ajudam a aumentar a consciência sobre assuntos de preocupação social, mas pouco podem fazer para efetivamente ajudar situações do mundo real. O Facebook espera incentivar entre os seus usuários aqueles mais propensos ao trabalho voluntário e ao ativismo por meio da facilitação dos meios de contribuição financeira que o site oferece.
Questões como desastres naturais e humanos poderão ser administradas pela comunidade global do Facebook de maneira mais direta. Por meio do botão “Doar”, as ONGs poderão propagar as causas que defendem e pessoas poderão encontrar fácil e rapidamente uma maneira de ajudar aquelas causas que mais lhes preocupam.
As instituições demonstrarão seu histórico em suas páginas e exporão campanhas específicas para determinadas causas, de maneira que além de propagar a conscientização sobre o tema, no próprio ambiente do Facebook, poderão oferecer uma maneira de as pessoas contribuírem. Com a ajuda de ferramentas da análise de progresso, essas ONGs poderão orientar a continuidade de suas campanhas de arrecadação e dar uma resposta à sociedade acerca da aplicação dos seus recursos.
A preocupação do Facebook em prestar serviços sociais às comunidades tem aumentado ao longo dos anos, o que exemplifica que o motivo do sucesso dessa rede social não é apenas a sua rentabilidade, mas também sua capacidade de ouvir os usuários e oferecer-lhes não somente o que eles querem como também o que a sociedade precisa. Vale a pena acompanhar a evolução dessa ferramenta.
As instituições interessadas poder participar do programa inscrevendo-se aqui.
Um Comentário
Pingback: Facebook para ONGs: financiamento coletivo para causas sociais - TecnoVeste
Pingback: Facebook para financiamento coletivo de ONGs | Tecnoveste