As tecnologias vestíveis estão cada vez mais acessíveis, sobretudo as relacionadas à realidade virtual e a realidade aumentada. Há uma semana o foi lançado o Facebook Spaces, uma sala virtual em que usuários do Facebook que têm um Oculus Rift podem se conectar, interagir e compartilhar experiências.
A compra da startup Oculus pelo Facebook indica que será muito acirrada a competição no setor nos próximos 10 anos. Os investimentos no desenvolvimento, tanto de hardware quanto de software, têm impulsionado os produtos da Oculus para além dos aficionados tecnologia.
Embora o produto ainda esteja em sua fase de testes, tem interface muito intuitiva e permite que sejam compartilhados espaços 3D criados com realidade virtual e fotografias de 360 graus. Isso significa que com apenas os 200 dólares que você gasta para comprar uma câmera 360º, você pode trazer para os seus amigos das suas viagens mais do que fotos e vídeos, você pode trazer um “teletransporte” para suas experiências privadas.
As possibilidades para escolas e empresas criarem ambientes de treinamento onde pessoas de diferentes lugares podem participar dessas sessões online sem precisarem se deslocarem vai mudar não somente como as pessoas aprende e se comunicam, mas também como o trabalho e o desenvolvimento pessoal se situam na nossa sociedade.
Estamos ainda em uma fase muito primitiva da realidade virtual e os preços dos aparelhos utilizados para a realidade virtual refletem essa precariedade. O Facebook Spaces ainda não roda tão macio quanto os jogos do seu vídeo game – como é de se esperar – e o preço conjunto de óculos, controles e computador com capacidade de processamento passam de 2.000 dólares.
Confira o vídeo abaixo e deixe-nos os seus comentários sobre o que você espera desta tecnologia.