A democratização da internet e a inclusão digital ocorrida nas últimas décadas permitiu que o alcance de artes que se utilizam do meio digital possam alcançar pessoas em lugares que seriam anteriormente inacessíveis. O cinema e a música foram um dos mercados mais afetados pela popularização dos computadores de telefones.
O público que aprecia o cinema nacional se aproveitou dessa mudança até mais que os produtores de cinema brasileiros – por motivos que beiram ou, às vezes, ultrapassam o limite da legalidade. Entendendo o desafios que se apresentam para que no território nacional de desenvolva uma mercado ativo como o de países do hemisfério norte, cineastas e produtores de cinema passaram a levar sua arte além das salas de cinema.
Esse foi o caso do filme “O Prédio”, com cerca de uma hora de duração, essa película de comédia conta a história de um possível crime ocorrido em um edifício. Os principais suspeitos são os moradores e a polícia tenta fazer seu trabalho investigativo buscando o depoimentos deles. Cada morador, de forma hilária, conta a sua versão deixando os policiais confusos e, a partir daí, a história se desenvolve de maneira divertida e leve.
O filme foi produzido pelo curso de atuação para audiovisual da INDUSTRIA PARA TV de Niterói – que privilegia a participação de alunos de baixa renda PCDs, LGBTQIA+ – e foi dirigido por André Luiz de Bragança, que já trabalhou na Globo e na Record, além de ter feito participações especiais de Avellar Love (Da banda João Penca e seus Miquinhos Amestrados). Segundo o ator Wanner Rodrigues, que representou o personagem Delegado Carlos Guerra, o filme foi sucesso já na sua estreia em 7 de agosto na Reserva Cultural de Niterói.
É uma iniciativa louvável por parte dos produtos e merece, com certeza, o nosso apoio, seja como público ou como empreendedores que querem ver mais um setor da nossa economia se desenvolver. Confira abaixo as datas das próximas apresentações e, se puder, participe!
Exibições de Cinema
- 16 e 17 de setembro- Marica- Cine Teatro Mun. Henfil.
- 23 a 01 setembro-outubro- São luís Maranhão -Festival Internacional de cinema Guarnicê.
- 03 a 08 Rio Bonito- Festival de cinema ( a confirmar )
- Búzios – meados de outubro ( a confirmar )
- São Gonçalo ( a confirmar )
- Tanguá- final de outubro ( a confirmar )
- Niterói a confirmar na UFF e Reserva Cultural (Voltaremos) em novembro.
E em conversas com Nova Friburgo, Saquarema e São Paulo.