Introdução:
As plataformas de streaming vêm crescendo cada vez mais durante os últimos anos, devido a praticidade desses serviços o interesse para filmes e séries também aumentaram, mas será que com essa nova realidade, será que os cinemas vão perder força e automaticamente a magia dos filmes vão ser ameaçadas? Será que as séries são a nova realidade? Ou tem espaço para os dois? e afinal qual é melhor?
Filmes:
Os filmes tem ao seu favor uma narrativa mais curta e simples, que normalmente é dividido em três atos: Introdução dos personagens, desenvolvimento da história e conclusão, com isso é possível em um tempo médio de duas horas se adentrar naquele universo sem precisar gastar muito tempo da sua vida.
Durante a história, os filmes passaram por inúmeras modificações, de início fomos apresentados ao cinema mudo e em preto e branco, no qual a criatividade era a maior ferramenta para contar uma história, aos poucos o cinema ganhou cor, voz, transitou entre crises e guerras e vem se reinventado a cada instante, hoje podemos presenciar películas de grande qualidade no conforto da nossa casa, durante a pandemia, por exemplo aumentaram ainda mais a demanda de longa metragens, lançados diretamente nos serviços de streaming, entretanto não acredito que isso representará o fim das telonas, todos têm seu espaço, com a diferença que a agora existe mais opções.
Séries:
As séries vem conquistando os públicos de diversos lares, desde o início da televisão, que assim como as novelas possuem uma narrativa seriada, ou seja ela vai sendo escrita enquanto ainda está sendo produzida, com isso os roteiristas acabam podendo contar com a ajuda de seus telespectadores para ditar os rumos de sua história, quem nunca ouviu falar de tal personagem que iria morrer nos primeiros capítulos, mas o público gostou tanto que ele se tornou fixo na atração, diferente das novelas uma série pode durar 1 ano ou 20, sendo dividido por temporadas que vão depender da audiência e retorno financeiro para se extenderem. No comparar com os filmes, as séries possuem uma vantagem em relação ao apelo obtido com os personagens, pois é diferente você está com um personagem no período de 2 horas, para quem sabe o ver de novo em uma continuação, do que está com ele diariamente temporada por temporada, acompanhando seus sucessos e fracassos, os fãs de Greys Anatomy, que o digam. Desse modo é possível notar uma maior procura, principalmente do público mais jovem, por séries nos serviços de streaming, pois algumas produções são vistas para serem assunto na escola, no trabalho e etc. Se tornando quase um ritual.
Minha Opinião:
Por mais que as séries tenham sim, um grande valor, com produções tecnicamente impecáveis nos últimos anos, a minha paixão desde sempre foi por filmes, eu sempre preferi ter uma experiência curta, que eu poderia acabar em um dia, do que me tornar refém de uma história mais longa, talvez seja a minha ansiedade que não permita isso, além do fator tempo, pois no período que eu gasto em uma temporada, eu assisto no mínimo 5 filmes, todavia não quer dizer que eu não goste de série, muito pelo contrário tem umas que eu amo, só que são tantas produções indicadas com um excelente resposta de público e crítica, que chega ser difícil às vezes escolher apenas uma.
Conclusão:
Quando falamos sobre arte, não existe melhor ou pior, certo ou errado, cada pessoa é tocada de uma forma e cada uma delas, possuem diferentes gostos e prioridades, ou seja não existe uma verdade absoluta, todos têm seu espaço e público.