A Guerra dos Tronos, Game of Thrones (1), é uma série original produzida pela HBO, inspirada na série de livros de George Raymond Richard Martin “As Crônicas de Gelo e Fogo” (A Song of Ice and Fire), que teve seu primeiro volume – publicado em 1996 – batizado com o nome da série de TV. Sua estreia nos Estados Unidos em abril de 2011 criou uma nova onde de fanáticos que, com o tempo, se espalhou por todo o planeta com a mesma força do público que acompanha as produções de Star Wars, Star Trek, Senhor dos Anéis, o Hobbit.
Graças à belíssima adaptação de David Benioff e D. B. Weiss e os volumosos investimos da HBO em cenários, viagens a locações estrangeiras, efeitos especiais, figurinos e casting, a série é sucesso de crítica (Emmy Award, Globo de Ouro) e de público (IMDb, Rotten Tomatoes). Os livros que inspiram as temporadas subsequentes à primeira são: A Clash of Kings (2), A Storm of Swords (3), A Feast for Crows (4), A Dance with Dragons (5), The Winds of Winter (6), e há alguns anos o autor afirma que estava terminando o sétimo volume da série – que não se sabe se será o último ou não.
O autor, que hoje tem 67 anos, teve o prazer de ver novas temporadas serem confirmadas antes mesmo das temporadas chegarem à metade dos capítulos e de ver a série atingir 8,2 milhões de espectadores, superando o recorde de audiência anterior pertencente a Família Soprano. Devido aos seus inúmeros “plot twists” e a falta de piedade para com a vida dos personagens, a série de TV tem atraído cada vez mais público, especialmente porque, em alguns países, passou a ser transmitida em TVs abertas.
A quinta temporada, que estreou em abril deste ano, já começou a apresentar grandes diferenças dos personagens que permaneceram no livro mas foram apagados na série de TV. As expectativas são altas para a sexta temporada, já que seu encaminhamento para a sétima dependeria mais de seus roteiristas do que do autor, já Sr. George ainda não finalizou a sua escrita – mesmo tendo cancelado várias aparições públicas para se dedicar ao feito.
“I was red hot on the book and I put it aside for six months. I was so into it. I was pushing so hard that I was writing very well. I should have just gone on from there, because I was so into it and it was moving so fast then. But I didn’t because I had to switch gears into the editing phase and then the book tour. The iron does cool off, for me especially.”
Espera-se que “The Winds of Winter”(7) tenha sua versão em vídeo publicada antes da escrita, o que pode gerar certa confusão entre espectadores e leitores, mas essa foi a única solução encontrada pelos produtores para não comprometer a entrega do seu trabalho para a TV, nem a qualidade da obra escrita do autor. George R. R. Martin se revolta com quem quer se seja que se atreva a exigir pressa na finalização do “último” livro, por isso talvez seja mais prudente que, ao invés de reclamar, aguardemos sua nova série em parceria com a HBO: Captain Cosmos (http://www.rollingstone.com/tv/news/george-r-r-martin-developing-hbo-series-captain-cosmos-20150405).
“I wish it was out now. Maybe I’m being overly optimistic about how quickly I can finish. But I canceled two convention appearances, I’m turning down a lot more interviews — anything I can do to clear my decks and get this done”.
:-S