Na época em que a internet ainda era cinza, a web era populada de sites com imagens animadas, musiquinhas em MIDI e ainda não havia um código de conduta a ser seguido. Muitas dessas imagens eram de um formato que foi quase extinto da rede, mas em 2012 foi escolhida pelo dicionário Oxford como a palavra do ano: GIF.
Assim como com os arquivos de áudio, os arquivos de imagem daquela época foram substituídos por JPEG (joint photographic experts group) e PNG (portable network graphics) por causa da necessidade de compressão criada pela falta de banda e pela baixa velocidade de conexão à internet. Atualmente a rede é muito mais rápida e eficiente e há uma tendência de descompressão dos arquivos, para que eles seja transmitidos com a mesma qualidade com que foram criados.
O GIF é uma imagem em formato de bitmap – ver post sobre mapa de imagem – que suporta até 8 bits por pixel para cada imagem, o que permite que as figuras obterem uma cartela de até 256 cores em RGB 24-bit – ver post sobre o assunto. Seu diferencial diante dos demais formatos existentes é que permite que se crie animações ou pequenos clipes que são salvos como imagens e são mais leves que os vídeos para serem transportados.
As imagens salvas em GIF são comprimidas sem perda de qualidade no formato Lempel-Ziv-Welch (LZW), que foi patenteado por uma entidade diferente da sua criadora, Unisys, sete anos após sua criação pela a CompuServe em 1987. A popularidade inicial da imagem em GIF deveu-se ao seu tamanho reduzido, mas foi sua capacidade de abrigar sequência de pixels que conquistou a juventude da segunda década do século XXI.
A zoeira da internet, a “redditização” das redes sociais e a falta de emojis e emoticons para comunicar emoções pela rede foram as responsáveis pelo revival do GIF. Você pode usar o Photoshop para criar suas próprias imagens, mas atualmente vários site ajudam o usuário ordinário a criar GIFs e até mesmo o Youtube permite a criação de novos memes a partir dos vídeos na sua plataforma.
- http://makeagif.com/
- http://imgflip.com/gifgenerator
- http://gifbrewery.com/
- http://gifsoup.com/
- http://www.youtube2gif.com/
Se você gosta de GIFs, a rede social Tumblr – ver post sobre o assunto – é uma ótima para abrigar esse tipo de imagem. Conheça alguns blogs:
- http://comoeumesintoquando.tumblr.com/
- http://gifmovie.tumblr.com/
- http://ozneo.tumblr.com/
- http://littleplasticthings.tumblr.com/
- http://animalygifs.tumblr.com/
Se você quer modernizar sua comunicação na web, vale a pena aprender o internetês e incluir uns GIFzinhos em alguns dos seus próximos emails:
Não gostou? Conheça o Vine.
Um Comentário
Pingback: Como colocar gif no perfil do Facebook - TecnoVeste
Pingback: Saiba como colocar GIFs na sua foto de perfil do Facebook | Tecnoveste
Pingback: Aprenda como assaltar e roubar pessoas que estão jogando Pokémon Go | Tecnoveste