Muito se discute sobre qual seria o próximo passo da casa inteligente, da internet das coisas, das tecnologias vestíveis e da “segunda tela”. Em exposições, como a Consumer Eletronics Show (CES) – ouvir minicast sobre o assunto -, podem ser vistas invenções mirabolantes, mas, geralmente, apresentam relação inversamente proporcional entre sua utilidade real para o consumidor médio e o seu preços. O russo Anton Zriashchev, contudo, parece ter chegado à equação ideal com o Glance Clock.
O dispositivo não é apenas um relógio, o que facilita que ele se integre ao ambiente da sua casa ou escritório de maneira quase imperceptível, mas também um comunicador visual de informações que importam para o seu cotidiano, como alarmes, calendário, registro das atividades físicas e tudo mais que possa ser comunicado de maneira simples e direta – Nest, Fitbit, Moto 360, Jawbone etc. Ao final do contas, as pessoas não precisam de modificar completamente suas rotinas para fazer parte da tecnologia, as tecnologias é que precisam servir às necessidades das pessoas.
Apesar de o seu fundador ser russo, a startup Glance está sediada em Cingapura, ela já venceu a competição promovida pelo site Tech Crunch Hardware Battlefield – uma aposta no retorno da importância da criação de novos hardwares. Seus 30 centímetros de diâmetros, suportados por uma bateria que dura até 6 meses, abrigam luzes de LED que formam as informações necessárias sob os dois ponteiros do relógio. Com o Glance, tudo resume-se a interface!
A proposta visual do Glance enquadra-se perfeitamente na premissa da internet das coisas e das tecnologias vestíveis – ver post sobre o assunto -, qual seja de mostrar-se presente quando o usuário mais precisa sem ocupá-lo com um mais uma atividade e tornar-se imperceptível quando estiver em stand by. O primeiro relógio de parede inteligente do mundo pode mostrar quantas horas você dormiu, as condições climáticas do dia, os horários das suas atividades registradas no seu calendário, alertas de email e outros aplicativos do smartphone.
Ele ainda não está disponível para venda, mas você pode encontrar informações sobre ele aqui: www.glanceclock.com
Um Comentário
Pingback: Glance transforma sua parede em dispositivo inteligente - TecnoVeste