Equipe: 17 pessoas
Empresa: Escapist Games Ltd.
Valor Estimado: –
Sede: Guildford, Reino Unido
Site: http://www.escapistgames.com
Carregar o entendimento sobre os céus é uma tarefa titânica que nem mesmo o companheiro de Pleione pode suportar. Se, por um lado, infelizmente, não se pode ter contato com nenhuma de suas filhas; por outro, para compensar, – graças às tecnologias vestíveis – o conhecimento ao qual se tem acesso hodiernamente está apenas à distância de um comando de voz.
Lançado em 2009, inicialmente para o mercado de smartphones, Start Chart está disponível em 7 sistemas operacionais e já foi baixado em mais de 7 milhões aparelhos, provando que as estrelas continuam a fascinar e inspirar as pessoas. A principal atividade do Start Chart é desempenhada quando se aponta o dispositivo inteligente para o céu e os sensores do aparelho rastreiam os movimentos do usuário e a orientação geográfica para fornecer uma janela virtual da noite celeste.
É uma das aplicações que melhor utiliza a realidade aumentada e um ótimo exemplo de como se integram as duas formas de programar – ver post sobre GDK e Mirror API – em uma aplicação leve e informativa. Pontos de luz no meio da noite são identificados, quantificados e minuciosamente descritos, permitindo que se tenha acesso a uma infinidade de informações astronômicas:
– todas estrelas visíveis a partir dos hemisférios norte e sul da Terra;
– todos os planetas do sistemas solar, a Lua e Plutão – ser post sobre o assunto;
– 88 constelações com ilustrações feitas com base no trabalho do astrônomo polonês Johannes Hevelius (1611 – 1687);
– Narração da descrição de todos os planetas e estrelas mais luminescentes.
A empresa
A empresa criadora do Star Chart, Escapist Games Limited, foi criada em 2009 com a missão de criar jogos da mais alta qualidade e de aplicações gamificadas utilizando tecnologias de ponta para o consumidor final do mercado digital. Essa empresa já colaborou com a Microsoft e a Intel para aprimorar a utilização do aplicativo em aparelhos que utilizam chips dessa última, sobretudo em ultrabooks e tablets – respectivamente Intel® Core™ e Intel® Atom™.
A Glassware
Há muitas diferenças do aplicativo criado para o Google Glass em comparação ao criado para os demais aparelhos, sobretudo da interface e experiência do usuário. Com uma simples olhada para o céu, o usuário passa a ter acesso às maravilhas do universo e, em minutos, vira um especialista nos estrelas, planetas e constelações que estão sobre a sua cabeça.
Para iniciar o aplicativo você diz:
OK Glass” – ver post sobre o assunto;
“Explore the stars”.
Toda vez que o usuário ficar olhando para um astro por mais de três segundos, uma orientação de áudio será tocada automaticamente. Se não quiser que o áudio seja tocado, o usuário pode (a) deslizar para baixo (dismiss), (b) mudar para a próxima estrela ou (c) simplesmente desativar o áudio automático no menu de configurações.
Para auxiliar o visualização e o entendimento dos céus, existem maneiras diferentes de apresentação das informações. Uma delas é o “modo noturno”, que destaca uma seleção de cores mais adaptada à ambientes escuros; a outra é “mostrar a grade”, que permite que se tenha uma melhor orientação latitudinal e longitudinal da posição que se busca.

Os Sensores
Ter acesso à localização do usuário com precisão é parte essencial da experiência entregue pelo aplicativo. Se o usuário não permitir o acesso do Star Chart à sua localização, ou se os aparelho não for capaz de transmitir essa informação – por falta de sensor de GPS ou de conexão com a internet -, é possível que se adicione as coordenadas geográficas manualmente – por coordenadas de GPS ou pelas escolha dentre as opções de menu.
Os sensores que o Star Chart utiliza são a bússola, o acelerômetro e o giroscópio, no entanto, na falta de qualquer um desses, ele se utiliza da internet para buscar informações complementares no seu banco de dados. Não se deve esquecer que de acordos com os movimentos do planeta terra, o céu que está a sua cabeça está em constante mudança, por isso dependendo do horário que você abre o aplicativo ele vai te entregar um resultado levemente diferente.