O Global Impact Challenge Brasil 2018 (GIC), realizado pela Singularity University, ocorreu em meados de julho, em parceria com a Escola Concept, do Grupo SEB. Após três semifinais regionais no Recife, em São Paulo e Porto Alegre, 6 startups foram escolhidas para disputar a grande final, entre 130 participantes.
Os competidores tiveram 5 minutos para expor, em inglês, seus projetos e as soluções para os desafios na educação, além de explicar qual é o seu interesse no programa. A equipe vencedora ganhou uma bolsa da Escola Concept para participar do “SU Ventures Incubator Program”, no Vale do Silício.
Esse programa de incentivo compreende 8 semanas de aceleração de startups, incluindo treinamento de liderança aos fundadores dos negócios, estruturação às empresas e um ecossistema para inovação e execução.
A vencedora, MedRoom, oferece uma estrutura de realidade virtual, aliada a materiais didáticos e interativos, para alunos e profissionais da área treinarem e aperfeiçoarem procedimentos médicos. Por meio de equipamentos e softwares, é possível que o estudante consiga fazer uma imersão dentro do paciente, visualizando todos os órgãos e entendendo seus funcionamentos e possíveis deficiências.
“Esperamos trabalhar melhor conceitos complexos e inovadores que favoreçam a implantação do nosso software, assegurando que ele seja efetivo. Não queremos ser só uma ferramenta de exibição para faculdades. Nosso objetivo é ajudar os alunos a salvarem vidas e garantir que estamos fazendo isso da melhor forma possível”
– Vinícius Gusmão, cofundador da MedRoom