O Sistema de Valores a Receber (SVR) divulgou, recentemente, uma informação de que cerca de 8 bilhões de reais estarão disponíveis aos brasileiros que encerraram suas contas correntes ou poupança com saldo disponível.
No momento em que a ferramenta de consulta foi disponibilizada pelo Banco Central, o sistema acabou saindo do ar devido ao grande número de acessos. No entanto, em uma nota divulgada pelo próprio BC, o serviço retomará a partir do dia 14 de fevereiro, onde as solicitações de transferências serão agendadas a partir do dia 07 de março.
As consultas serão feitas por meio do novo site, o www.valoresareceber.bcb.gov.br. Agora, os correntistas que desejarem consultar os valores, deverão criar um login em uma conta gov.br, isso porque, desde que foi divulgado, inúmeros golpes têm surgido na internet e a medida veio para garantir a segurança da informação e os dados de privacidade. Saiba como se proteger e não caia em golpes divulgando falsos links, até a data do dia 14 de fevereiro, segundo as orientações do Banco Central.
Agora, o site oficial é o www.valoresareceber.bcb.gov.br, mediante cadastro prévio na plataforma gov.br, nível prata ou ouro, portanto desconfie de qualquer outro site não autenticado.
Após o login, o nível de segurança da conta é bronze, prata e ouro. Portanto, para avançar nos níveis de segurança e liberar o acesso, o cidadão deverá seguir as instruções ou ser direcionado para os seguintes caminhos: privacidade>selos de confiabilidade e seguir o passo a passo.
O cadastro na plataforma gov.br é gratuito e poderá ser feito por meio desse link: www.gov.br
Passo a passo, após acessar a plataforma:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br a partir do dia 14/02, após cadastro prévio na plataforma gov.br;
- Utilize seu CPF/CNPJ para consultar se você tem valores a receber;
- Caso positivo, aguarde a data que o sistema lhe informar;
- Confira o valor disponível e solicite sua transferência;
- Se você ainda não tiver login gov.br, faça seu cadastro; será preciso uma conta nível prata ou ouro para solicitar os recursos;
O Banco Central não envia links, sequer SMS para consultas. Portanto, ao receber uma notificação como estas, desconfie, pois ninguém está autorizado a entrar em contato com os cidadãos, em nome do BC para tratar de cadastro, confirmar dados e/ou solicitar informações.
O sistema de consulta não exige pagamento ou taxa. Portanto, se receber alguma notificação dizendo que para liberação dos valores, será cobrada uma taxa, desconfie.
Para mais informações, acesse bcb.gov.br.