Você tem um produto e decide vendê-lo na internet. Para isso, escolhe os sites mais conhecidos: Olx, Zap e Mercado Livre. Até aí nenhum problema, certo? Talvez!
Um golpe vem sendo aplicado nessas duas redes e pegando até os mais experientes! Logo após a postagem em uma das redes acima, o vendedor recebe um mensagem no Whatsapp para verificar e regularizar o anúncio recém postado. Confiando na integridade das empresas, o usuário segue os passos para verificação que avisa que ele(a) receberá um SMS com um número de confirmação e deve informar a sequência na conversa com o site do anúncio.
O que o usuário não percebe, é que o número é um código de verificação de número do Whatsapp e desse modo, seu aplicativo de mensagens é clonado e utilizado em outro aparelho.
Como se o fato de perder toda a privacidade já não fosse ruim, os criminosos ainda iniciam troca de mensagens com amigos e familiares da vítima pedindo empréstimos de R$1000,00 a R$2000,00. Em muitos casos, conseguem o dinheiro a partir de débito em conta.
Para evitar golpes como esse, desconfie de todas as mensagens recebidas por Whatsapp, principalmente quando não informadas pelo site. Normalmente, ao enviar uma mensagem de confirmação, o site informa ao usuário no momento do cadastro. Além disso, alguns dispositivos permite a autenticação de dois fatores, que acrescenta uma camada adicional de autenticação para login em uma conta. Por último, desconfie de mensagens com pedidos de empréstimos, dados bancários, dentre outras informações pessoais. Caso a mensagem seja de um amigo(a), ligue para confirmar a situação pois muitas vezes ele(a) ainda não sabe que foi clonado.
Fonte: Kaspersky
sobre o author do post: Mariane Neiva