Quem nunca pensou em poder trocar o processador do seu smartphone por um melhor, ou seja, quando estamos lá esperando há cerca de 3,4 segundos para o celular desbloquear enquanto seu amigo já desbloqueou o celular, abriu o menu escolheu o ‘ subway surfs ‘ para jogar e ainda conseguiu morrer, é quando percebemos que seu smartphone – que era muito rápido a 10 meses – está deixando a desejar com a nova versão.
E aí encontramos outro problema, para muitos não é apenas ir na loja comprar um smartphone novo e jogar o antigo fora.
Mas uma nova ideia de smartphone está surgindo, ideia essa mostrada pelo GOOGLE (primeiramente apresenta por Dave Hakkens), com
Projeto Ara, ela traz o smartphone modular.
Esse projeto ainda é novo, a ideia foi mostrada ao mundo em junho, no Google I/O.
Com ele, você tem agora uma proto-board – uma plaquinha com ligações internas com encaixes para outros dispositivos – onde tudo é encaixado, desde a bateria até o display.
Está cansado da sua bateria que dura só 2 dias e chegou uma nova que dura 1 mês? Troque-a.
Cansado da sua tela full-HD e chegou uma nova tela que possui sistema holográfico? troque-a.
Se seu Celular está com seus 128GB cheios de músicas, fotos e vídeos, e tem um novo modulo de memória de 1TB, troque-o.
Cansou do seu Smartphone todo? Compre novos módulos de outra cor. Simples assim.
Além da facilidade de ‘upgrade’ modular que atualmente é impossível (não tem com trocar o processador do Galaxy S5 nem do Iphone6), será bem divertido e economicamente e ambientalmente sustentável – você gastará menos e evitará dispersar mais material eletrônico no ambiente.
A história
Tudo começou quando um holandês, Dave Hakkens, em 2013 teve uma dúvida simples: Porque trocar todo o aparelho eletrônico, se todo o aparelho funciona exceto por uma pequena peça quebrada.
No caso dos aparelhos – Smartphone, Câmeras digitais, smartwatch, etc – nem precisa estar quebrado, apenas obsoleto. Foi aí que surgiu o conceito de Phonebloks.
No terceiro dia de anuncio do projeto já havia mais de 7 milhões de exibições do vídeo (acima) no Youtube. A Motorola – comprada pelo Google e atualmente parte da LeNovo – vendo o sucesso que o Phonebloks estava fazendo resolveu lançar seu próprio projeto, o projeto ARA, com a ideia de “fazer pelo hardware o que o Android fez pelo software…”.
Se você é desenvolvedor e quer fazer parte da evolução dos smartphones, clique aqui e saiba como.
Um Comentário
Gabriela Almeida Quincas
Já tem notícia mais nova sobre o Projeto Ara. Cadê no site de vocês?
Pingback: FairPhone: o primeiro smartpone modular produzido em grande escala - TecnoVeste
Pingback: O Futuro próximo matará o celular | Tecnoveste