Uma das grandes desvantagens do Android com relação o iOS é a falta de uniformidade na experiência do usuário. Apesar de representar mais de 80% do mercado mobile, há quem argumente que os produtos Apple estão a anos luz de distância da concorrência.
Essa pode ser a atual realidade, mas ela está prestes a mudar. Esta semana o Google lançou uma loja online especializada em produtos da empresa. Além dos smartphones e tablets da linha Nexus, o consumidor poderá encontrar artigos como termostatos da Nest, Nexus Player, Chromecast, smartwatches com AndroidWear e Chromebook – ver a análise do novo Chromebook Pixel.
Tem em vista a dificuldade de criar campanhas de marketing para os seus produtos – já que muitos fazem uso de projetos open source e, por isso, há uma variedade de empresas criando suas próprias versões -, o Google quer concentrar em um único lugar tudo o que oferece. Importante iniciativa que corrobora com essa ideia é a abertura da primeira loja física de produtos Google em Londres – na verdade é apenas uma seção dentro da tradicional Currys PC World.
Na nova loja online do Google, com o mesmo login do Gmail ou do Google+ o usuário pode fazer o login e começar a comprar, desde que tenha o endereço de entrega atenda as restrições atuais do site – somente EUA e UE. Vale notar que o Google utilizou a experiência adquirida com o Helpouts para integrar ajuda ao vivo aos consumidores pelo próprio site através de chamadas de vídeo.