O Google Lens é uma maneira de fazer pesquisas tendo imagem ou foto como o meio primordial de início da busca – ao invés de texto como estamos acostumados. Em outras palavras, você tira a foto de algo que quer saber o que é ou acerca da qual quer ter mais informações e o Google te devolverá algumas informações.
Isso funciona porque o mecanismo de busca utiliza um conjunto de recursos de visão computacional que entendem o que você está vendo e usam essas informações para copiar ou traduzir texto. Você pode, por exemplo, identificar plantas e animais, conhecer lugares, ler menus, descobrir produtos, encontrar imagens visualmente parecidas e outras ações úteis.
Como funciona o Google Lens
O Lens compara os objetos na sua foto a outras imagens e as classifica com base na relevância e semelhança com esses objetos. O Google Lens também utiliza essa compreensão dos objetos na sua foto para encontrar outros resultados relevantes na Web. Ele também pode usar outros indicadores úteis, como palavras, idioma e metadados no site de hospedagem da imagem, para determinar a classificação e relevância.
Ao analisar uma imagem, o Google Lens normalmente gera vários resultados possíveis e determina a provável relevância de cada resultado. Às vezes, o Lens limita essas possibilidades a apenas um resultado. Por exemplo: imagine que o Google Lens detecte um cachorro e o identifique, provavelmente, como 85% labrador e 15% pitbull. Nesse caso, o Lens talvez só mostre o resultado de um Pastor-alemão porque ele determinou que essa é a imagem mais parecida visualmente.
Em outros casos, quando o Lens acha que realmente identificou o objeto do seu interesse na foto, ele retorna resultados da pesquisa relacionados ao objeto. Por exemplo, se a imagem incluir um produto específico, como um tênis ou uma calça jeans, o Google Lens poderá retornar resultados com mais informações sobre o produto ou com opções para comprá-lo. O Lens também pode utilizar indicadores disponíveis, como as avaliações do produto feitas por usuários, para retornar esses resultados. Em outro exemplo, se o Lens reconhecer um código de barras ou texto em uma imagem, como o nome do produto ou o título de um livro, ele poderá retornar uma página de resultados da Pesquisa Google para esse objeto.
Resultados úteis e relevantes
O Google Lens sempre tenta retornar os resultados mais úteis e relevantes. Os algoritmos dele não são afetados por anúncios e outros recursos comerciais. Quando o Lens retorna resultados de outros produtos, como a Pesquisa Google ou o Google Shopping, eles são baseados nos algoritmos de classificação desses produtos.
Para garantir que os resultados sejam úteis, relevantes e seguros, o Lens identifica e filtra resultados com conteúdo explícito. Esses resultados são reconhecidos com padrões usados em todos os produtos do Google, como as diretrizes do Google SafeSearch.
Google Lens e local
Quando você permite que o Lens saiba seu local, ele usa essa informação para retornar resultados mais precisos e identificar, por exemplo, lugares específicos e pontos turísticos. Assim, se você estiver em Paris, o Lens saberá que é mais provável que você esteja mesmo vendo a Torre Eiffel, e não uma estrutura parecida em outro lugar do mundo.