No dia 16 de janeiro de 2014 a Google lançou uma ferramenta de avaliação de abrangência de ritmos musicais, álbuns, artistas, bandas e até mesmo músicas, no decorrer de suas execuções no tempo. Isso nos permite verificar o quanto um desses elementos musicais tem resistido ao tempo, e como oscila a popularidade dos mesmos.
As informações analisadas são oriundas do Google Music, um repositório de músicas na nuvem, mas que infelizmente ainda não está disponível no Brasil, apenas o player de músicas no Android, portanto as estatísticas do Google
Timeline Music não contam com informações do Brasil ainda.
OS RITMOS
(clique na imagem)
A imagem a seguir mostra uma série de ritmos musicais e a proporção, entre elas, da influência exercida nos ouvintes. Esta visualização mostra que álbuns de eras
passadas ainda estão em nossas bibliotecas de música de hoje.
O JAZZ
(clique na imagem)
Mas basta escolhermos o ritmo de nossa preferência e poderemos nos surpreender. No nosso caso, testamos o ritmo JAZZ, e vejam:
O SEU INTÉRPRETE PREFERIDO
(clique na imagem)
Bem, no Jazz, especificamente, temos preferência por um grande intérprete desse ritmo, ainda vivo, chamado Al Jarreau. E vejam que maravilha:
Vejam que interessante, é que colocamos o cursor na área azul, a cor que mais aparece na imagem, e o que acontece? Aparecem os álbuns e linhas indicando em que momento na linha do tempo o álbum estava em destaque.
Uma excelente ferramenta para os que amam a música e muito mais que isso, além disso, os que pesquisam sobre a área.
Aproveitem bem mais essa ferramenta deslumbrante.