O jornalismo pode muito bem avançar com a ajuda da mais recente iniciativa do Google: Google News Lab.
Tendo sido a área mais privilegiada ao longo de sua existência o Google agora oferece uma ferramenta que pode transformar sua própria atividade de garimpagem de dados web. E como um pontapé inicial pra isso, lançou o Google News Lab, que poderá dar subsídios para que os jornalistas sejam capazes de publicar notícias mais enriquecidas com informações de múltiplas fontes.
A Google afirma ter mantido conversações com uma série de estúdios de mídia jornalística, de modo a começar a trabalhar com projetos de dados, na tentativa de se unir com empresas de mídia para ajudar a definir o cenário para os jornalistas brilharem em todo o mundo.
Encontramos, na ferramenta, quatro segmentos:
Ferramentas: aqui os jornalistas aprenderão a utilizar ferramentas para aperfeiçoar processos, alcance e mensuração de produções jornalísticas para web. Encontram-se orientações sobre uso de: Pesquisa, Relatórios, Distribuição e Otimização.
Dados: aqui os jornalistas aprenderão a utilizar o Google Trends para identificar tendências, sazonalidade e geolocalização de interesse por assuntos, países, regiões e outros parâmetros. O uso dessa ferramenta é tão importante, que fez surgir uma nova área de especialização: Jornalismo de Dados.
Programas: Nesta seção, o Google disponibiliza uma espécie de laboratório de inovação, em parceria com uma série de organizações, a fim de superar desafios e aproveitar oportunidades na indústria de notícias.
Experiências: Na seção Experiências, o Google abre um espaço para a tecnologia a serviço da comunicação. É possível enviar ideias e interagir.
Então, tá esperando o que?
Agora qualquer jornalista que se preze vai daruma olhadinha nessa ferramenta extraordinária.