O ar dar montanhas é mais prolífico que a salinidade dos manguezais.
Ao procurar por “Siri” nas internetz temos basicamente dois resultados: um crustáceo decápode de cauda reduzida da família dos portunídeos e um aplicativo que simula uma assistente pessoal de voz feminina utilizado nos aparelhos que rodam iOS.
Podemos obter melhores resultados de cada um deles, respectivamente, na panela e no celular. 😉
2 anos após a criação do assistente pessoal da Apple, em 2012, a gigante de buscas resolver colocar em prática mais uma atualização – ver atualizações no Google Calendar – para esquentar ainda mais essa competição, culminando na atualização deste mês. A quantidade de softwares e hardwares – ver Moto Hint – desenvolvidos para simulam assistentes pessoais é cada vez maior, graças às demandas dos usuários e aos investimento das grandes empresas de tecnologia.
O Google Now é uma extensão do aplicativo Google Search responsável por apresentar resultados de busca de maneira mais pessoal e intuitiva. Atualmente rodando em telefones, tablets, óculos e relógios inteligentes – conheça o AndroidWear – que utilizam o sistema operacional Android, é possível obter respostas em audio, texto ou imagens de uma infinidade de serviços que estão integrados à sua conta Google.
Além te haver uma certa inteligencia e continuidade nessa aplicação, ao ponto de ser possível fazer sequências de perguntas sem que seja necessário repetir termos previamente mencionados, cada vez mais inteligencia artificial e machine learning estão ajudando computadores a simular uma conversa com um ser humano. Para que o assistente ofereça soluções antes mesmo de o usuário solicitá-las, ele se utiliza de “predictive search“, do seu histórico de utilização da web, “location history” e informações armazenadas no Gmail para oferecer respostas contextualmente mais relevantes ao usuário.
Antes de mais nada, conheça a história do “Ok Glass”.
A novidade é que agora é possível utilizar o Google de uma maneira muito mais “megaboga”: você pode completar uma reserva em um restaurante simplesmente através de comandos de voz no seu dispositivo Android!
Como fazer?
Não é magia é tecnologia.
Siga os passos do elefantinho:
Primeiro, defina uma plano legal para seu final de semana e comece reservando o hotel.
Se você receber uma notificação da reserva do hotel no seu Gmail, você nem mesmo precisa lembrar o endereço e o nome do hotel. O primeiro será lembrado no momento que o senhor Google perceber que você está iniciando sua aventura do “findi”, e, o segundo, será suscitado no momento em que você mencionar a reserva nos termos de pesquisa – em texto ou em voz.
Agora, se você já quer garantir o rango do passeio, você não precisa incomodar seus amigos antes de chegar ao destino, muito menos esperar para perguntar para os recepcionistas no local…
Basta dizer: “- Tá, Google. Mostra pra mim os restaurantes perto da minha pousada“.
Em inglês ficaria algo como: “Ok Google, show me restaurants near my hotel”.
Pronto. No celular mesmo você pode escolher qual é o restô que mais te agrada para ver o cardápio do local sem mesmo sair de casa.
Diga: “Tá, Google. Mostre para mim o menu do primeiro“.
Utilizando o vernáculo anglo-saxão você chega a algo como: “Ok Google, show me the menu for the first one”.
Para fazer efetivamente a reserva, você pode dizer: “Ok Google, make a reservation there for 7 p.m.”.
Assim, se o estabelecimento cadastrado no OpenTable, vai aparecer uma janela para confirmar a reserva com as informações ditadas anteriormente. Nem é preciso utilizar os dedinnhos.
O mesmo pode ser feito com bares, botecos e bodegas sem a necessidade de ficar preenchendo formulários ou de repetir as informações ditadas. Você pode simples mente dizer:
– Tá, Google. Encontre um barzinho maneiro aqui perto. (nearby)
– Tá, Google. Mostre me como chegar lá. (directions)
Você não precisa se preocupar com mais nada além de curtir sua noite.
É possível aplicar variações desse processo para os horários do seu voo, locação de veículos, pontos turísticos interessantes e muito mais.
“Trazendo a tecnologia para mais perto das pessoas e cumprindo sua missão, o Google te ajuda a organizar as informações que você precisa ter acesso imediato e minimizar a diferença entre o mundo virtual e o real, para que você viva mais o momento e não se preocupe com a tecnologia necessária para isso”. – Paulo Edson
Se não der certo, você pode mandar um email para o engenheiro do Google Pravir Gupta ou um tuíte para Paulo Edson. Entretanto, até o presente momento parece que a equipe de Montain View está obtendo maiores êxitos que a de Cupertino, que parece estar andando de lado com a sua assistente pessoal. 😉
Gostou da novidade? Vai testar já neste fim de semana?
Um Comentário
Nathália Verônica Cesarino
Google Agora, mague depois? kkkk
Siri na panela e google no celular. Com certeza essa é a melhor combinação!
😛 Graxinha 😀
Humberto Rosales Aquino
Acho o Google Now sensacional. Quase melhor que a Cortana. Só ganha porque o range de serviços do Google é muito mais amplo pro lado do usuário que o os da Microsoft. Gostaria de umas dicas para usar o Google Now em português e colo deixá-lo mais inteligente integrando-o com o Gmail.
Pingback: Moto Hint, Ela está no meio de nós | Tecno Veste – Blog
Pingback: AndroidWare: O Android Para Tecnologias Vestíveis | Tecno Veste – Blog
Pingback: Pebble Time: a hora da segunda versão chegou | Tecnoveste