É de se esperar que após um ano de distanciamento social, abertura e fechamento constante de lojas físicas e muito mais tempo em casa o comércio online tenha alavancado. Segundo pesquisa da Ebit | Nielsen em parceria com a Elo, o primeiro semestre de 2020 registrou a maior alta do setor em 20 anos, 47%. Muita gente que não tinha o costume, passou a fazer compras de roupas também no online (eu inclusa) e a questão que fica é: como fazer boas compras sem a presença da peça em mãos?
Para entender bem o que se está comprando e avaliar seu custo-benefício é preciso analisar com atenção todas as informações disponíveis, em texto e imagem. Sem o recurso do toque e do provador ali, na hora, se faz necessário um cuidado ainda maior. A começar pelas fotos, quanto mais diversificadas, melhor. De frente, costas, lateral, em modelo, em still, dos detalhes, em movimento, quantidade aqui importa tanto quanto qualidade.
Ler a descrição é crucial, pois costuma trazer noções sobre modelagem (a forma da roupa) e caimento esperado. Leia e analise se está de acordo com o que está observando. Dê uma atenção especial em partes como comprimento, cintura, cavas, golas e/ou decotes. Para escolher bem a numeração, o ideal é tirar suas medidas (ombro-a-ombro, busto/tórax, cintura, quadril) com uma fita métrica e comparar com a tabela da loja. Dica: crie uma nota em seu celular para não repetir essa etapa a cada compra. E se por acaso a marca não disponibilizar nenhum tipo de tabela, pense bem se vale a pena comprar, o risco de não servir aumenta consideravelmente.
É válido também conferir a composição (do que a roupa é feita) e observar se o tecido parece ser mais ou menos maleável, mais ou menos encorpado. Essas informações te ajudam caso fique em dúvida entre dois números e para conferir se a peça é quente ou fresca. A instrução de lavagem mostra os cuidados que deverá ter para aumentar a durabilidade, fique de olho para confirmar se são adequados a sua rotina.
Por fim, conhecer a política de troca e nível de facilidade no contato é fundamental. No fim das contas, a gente tira a prova mesmo é no corpo, então é importante saber se poderá trocar. Algumas marcas trabalham até com coleta domiciliar em regiões específicas. Mas a legislação brasileira garante 7 dias para devolução em compras online, então, por conta do momento que vivemos, deixe respirar por 2 ou 3 dias, mas não deixe passar os 7 para provar. Basta um pouco de atenção para a compra de roupa online se tornar muito mais assertiva.