A Noknox uma startup brasileira que criou uma plataforma digital – nos formatos web e de aplicativo – para administrar a segurança e a organização de condomínios. Além de interagir pessoas que chegam à sua porta, você também consegue mandar mensagens para seus vizinhos, porteiros e síndico.
A história da startup começou quando o empreendedor Joaquim Venancio, que já havia fundado duas startups, aproximou-se de Alexandre Landim para, juntos, colocarem em prática o que viria a ser a Noknox. Ambos acumulam uma experiência de mais de 10 anos na construção de projetos mobile para um dos maiores bancos do país, local onde se conheceram.
Com a certeza de que seria preciso dar uma identidade e linguagem bacanas para o negócio, convidaram Humberto Cunha para assumir a comunicação e os processos criativos, trazendo a experiência que acumulou trabalhando em algumas das principais agências de publicidade de Brasília.
Há poucos meses, diante da necessidade de acelerar os processos de desenvolvimento de software, Felipe Wang foi convidado para assumir o comando da engenharia de software, deixando o Alexandre mais livre para contribuir com sua experiência de e-business e novos negócios.
1) Como os integrantes se conheceram? Qual é a importância de formar o time correto?
Acho que o primeiro grande passo depois de se chegar há uma grande ideia é formar o time ideal para tirar o projeto do papel. Listar os principais atributos, demandas técnicas mais importantes e a partir daí, formar uma equipe multidisciplinar que atenda essas necessidades e se complemente.
Como são poucas pessoas para muito trabalho, ter o time certo é questão de sobrevivência para uma startup. Além de sócios, somos amigos, com certeza isso também contribui para que as horas trabalhadas sejam mais prazerosas e produtivas.
2) Quem está com dedicação integral à startup?
Estamos com dedicação part-time, e alguns quase integral, mas isso não tem prejudicado o andamento dos negócios. A medida que o negócio cresce vamos ajustando isso.
3) Quando o aplicativo foi lançado? Quando vem a versão Android?
O aplicativo foi lançado há 2 semanas. Versões para iOS e para Android já estão disponíveis desde então.
4) Quantos usuários a plataforma tem? Qual é o perfil dos usuários?
Por enquanto, estamos trabalhando com uma lista de espera, pois estamos no que chamamos de fase Beta, até o momento ativamos 3 condomínios no DF, e estamos próximos de 200 usuários ativos na plataforma.
A expectativa é ir colocando um ou dois condomínios por semana, até percebermos que as coisas já estão funcionando como planejamos, para então abrirmos o serviço para todos os interessados.
5) Qual é o diferencial da Noknox para os concorrentes?
Não queremos ser uma ferramenta de gestão de condomínios, por isso, podemos dizer que temos poucos concorrentes diretos. Estamos mais preocupados e focados em levar segurança e conforto para os moradores. Por isso, trabalhamos para criar a melhor experiência do mercado para a comunicação entre moradores, visitantes, entregadores, porteiros e síndicos.
Além disso, queremos que o registro de informações seja algo mais simples de fazer do que os meios atuais (cadernos de encomendas e tabela de registro de visitantes, ainda em papel). Não queremos duelar com plataformas multifuncionais de administração, muito pelo contrário, podemos inclusive trabalhar integradas a elas, acreditamos que podemos melhorar a experiência que essas plataformas oferecem aos seus clientes.
Não existe lugar mais importante que a nossa casa, lá é o lugar dos nossos melhores momentos, lá está nossa família, queremos ajudar a protegê-la e tornar a rotina das pessoas mais confortável e segura.
6) Noknox foi um nome que surgiu pensando na internacionalização da startup?
Exato! Digamos que este foi o primeiro conselho que recebemos do Vale do Silício. Começamos o projeto focados em usuários do Brasil, ainda estamos focados em nosso país, mas no ano passado o Joaquim passou um período de 3 meses no Vale do Silício, e esteve lá outras 2 vezes este ano, e depois de conversar com alguns do maiores experts em startups de lá, recebeu um conselho de já começar com um nome que possa ser expandido para outros países, algo que seja internacional.
Por isso, optamos por criar uma marca com essa visão de futuro, que estivesse coberta por um domínio pontocom e que fosse algo global, como é o caso das batidas nas portas (os famosos knock knocks), uma sonoridade que o mundo inteiro conhece.
7) Noknox já recebeu aporte de investidores? Quais são os planos de expansão?
Ainda não fizemos apresentações do nosso negócio para investidores. Nesta fase inicial optamos por seguir no modo bootstrap, investindo do nosso próprio bolso, pois acreditamos que o negócio tem muito potencial. Assim, também poupamos energia que seria gasta preparando apresentações e realizando negociações com investidores, e nos mantemos 100% focados no nosso produto.
Quando for a hora de uma injeção de capital para acelerar o crescimento, aí sim, iremos em busca de investidores. Alguns investidores renomados até já sinalizaram interesse em conhecer mais do nosso negócio, quando for a hora, estes que estão flertando conosco serão os primeiros a conhecer o nosso planos de negócios.
8) Porque vale a pena ter Noknox no meu condomínio?
Por vários motivos: permitir o controle de acesso de visitantes, receber notificações quando as encomendas chegarem, ser avisado quando chega uma nova visita mesmo se você não estiver em casa e te dando a opção de conversar com a portaria, síndico e vizinhos, tudo isso pelo celular.
Mais que uma solução em tecnologia nós do Noknox queremos transformar, otimizar e simplificar processos de comunicação residencial, para aumentar a segurança e o conforto das pessoas em suas casas.
9) Sou sindico e não entendo muito de tecnologia, o que eu preciso fazer para aprender a utilizar o Noknox?
Basicamente é tudo por nossa conta, o síndico não precisa ter qualquer conhecimento em tecnologia para implementar o Noknox. O aplicativo é bastante intuitivo tanto na versão do usuário quanto na versão do condomínio/portaria, que por enquanto é acessível por qualquer computador com acesso a Internet.
Teremos ainda uma equipe de suporte sempre disponível por chat, bem como tutoriais em vídeo para treinamento de síndicos e porteiros. Estamos elaborando este material neste exato momento. Os porteiros irão, inclusive, receber um certificado após conclusão da vídeo-aula.
Somos nós quem vamos nos preocupar com a tecnologia, para os usuários deixamos apenas a parte prática e fácil. Autorizar entrada? Sim ou não? Chegou encomenda. Chegou visita. Simples assim.
10) Como minha familia pode ficar mais segura com Noknox?
Segurança e conforto são as palavras que guiam todas as nossas ações. Só em São Paulo o número de assaltos a condomínios aumentou 172% no último ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP. Acompanhando os relatos de alguns moradores que tiveram suas residências assaltadas, observamos que uma parcela bastante relevante desses assaltos estava relacionado a falhas de identificação, controle de entrada ou fraudes no processo de cadastramento de visitantes.
Ao identificar detalhadamente visitantes, entregadores e autorizar ou não a entrada de pessoas, evitamos uma série de riscos, surpresas indesejadas e problemas. Com Noknox o morador tem o controle de autorizar quem está entrando e acesso às informações de visitas, em tempo real. É mais difícil um assaltante entrar se passando por uma outra pessoa, se ele tiver que fornecer dados dessa outra pessoa, e mais difícil ainda quando essa pessoa já estiver cadastrada, pois nesta situação a foto do cadastro não irá “bater” com o rosto do visitante mal intencionado.
Com Noknox, se alguém chega a sua casa, você é avisado na hora, a foto do visitante vai para o seu celular junto com o pedido de autorização de entrada. Além disso, se alguém foi a sua casa, e outro morador autorizou, você continuará tendo acesso ao registro completo de todos esses acessos. É necessário eliminar todas as possíveis falhas do processo e a gente trabalha duro pra isso.