Não é ficção-científica, embora possa parecer vindo de um cenário de filme futurista, Hyperloop One é mesmo realidade, ou está muito próximo disso, apontam para que em 2021 já esteja pronto a receber passageiros, pois de momento está em fase de experimentação e melhoramento. A autoria é da empresa Virgin Hyperloop One, fundada em Junho de 2014 em Los Angeles, responsável pela comercialização do Hyperloop One, um veículo cuja proposta assenta em eventualmente chegar a conseguir fazer viagens à velocidade dos transportes aéreos, de milhares de km/h.
De momento a empresa, com escritórios em Los Angeles, Londres e Dubai, emprega mais de 300 empregados. A liderança está a cabo do CEO Rob Lloyd, o responsável pelo departamento tecnológico Josh Giegel e o responsável pelo departamento financeiro Brent Callinicos.
No total, até à data, o projeto recebeu fundos na ordem dos 295 milhões de dólares, sendo os maiores investisdores DP World, Sherpa Capital, 137 Ventures, Caspian VC Partners (pertencente ao Summa Group), Virgin Group, Formation 8, SNCF, GE Ventures, Zhen Fund, Fast Digital, e OurCrowd.com. Como parceiros, a equipa conta com Virgin Group, Parsons, ARUP, DP World, AECOM, Ramboll, McKinsey, KPMG, FS Links, Systra, BIG, SNCF, GE, Deutsche Bahn, PA Consulting, e ainda Lisa Kraynak (consultora de estratégia e branding).
A competição dos diversos modelos de cápsulas de alta velocidade é realmente elevada, e as equipas a trabalhar o conceito são vastas, mas neste momento Hyperloop One já conseguiu atingir os 378km/h. Os fascinantes resultados conseguem-se combinando a levitação magnética com uma fricção aerodinâmica incrivelmente baixa.
Segundo algumas fontes, a condições de pressão atmosférica de 200 mil ft acima do nível do mar, o sistema já se provou capaz de atingir velocidades de linha aérea, no decurso de longas distâncias. Os investimentos têm sido avultados e a crença neste modelo de cápsula aérea é cada vez mais forte, ultrapassando consecutivamente os modelos competidores.
Simplificando a ideia, viajar no Hyperloop One poderá vir a ser, caso aquilo a que a equipa se propõe venha a tornar-se realidade, como viajar à velocidade de um avião, mas com a facilidade e a vertente prática de ser mais ou menos como entrar em um trem. Além de que as previsões são de custos muito mais baratos do que passagens aéreas, e o impacto ambiental é também muito menor.
De acordo com a descrição da empresa, a sensação de viajar no Hyperloop One será mais ou menos a mesma do que andar num elevador ou num avião. Embora seja muito mais silencioso que o avião, e não tenha turbulência.