Desde o século 20, temos acesso a paródias de clássicos do cinema. Os filmes de terror se tornaram o maior alvo de produções cômicas, como Todo mundo em pânico, que serviu como base para o filme que vamos abordar aqui, Inatividade Paranormal, lançado em 2013.
Um pouco da história
Malcolm (Marlon Wayans) se muda para o subúrbio com sua companheira, Kisha (Essence Atkins). A vida a dois é maravilhosa até acontecer eventos bizarros na residência adquirida. Ao ver as imagens captadas pelas câmeras no local, Malcolm percebe algo que precisa de atenção além do normal.
A franquia e referências
Inatividade Paranormal (2013) é o primeiro filme da franquia, que é derivada da saga Todo mundo em pânico. Partilhando a mesma ideia da saga original, o longa traz referências de obras de terror, focando nas marcantes do gênero de Found Footage, tendo como base principal, “Atividade Paranormal (2007)”.
Os irmãos Wayans são conhecidos por realizarem produções que conversam bastante sobre questões raciais e sexistas, tornando os Roteiros cômicos em conteúdos reflexivos e o filme carrega essa marca inteligentemente.
Apesar de brincar com as normas padrões do terror, o objetivo de Inatividade Paranormal está longe de querer fazer medo, justamente por desmistificar a linha de tensão e apreensão causada pelos grandes terrores.
Vale a pena assistir?
Para quem ama o “pastelão”, é uma ótima indicação. O humor é ácido, então não é qualquer um que gosta. É interessante assistir para entender de forma lúdica os filmes de terror, porque tira aquele peso que eles carregam, por serem sérios demais. Vale a pena assistir!