O mercado de produtos coreanos está em constante crescimento no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em 2020, as vendas diretas de cosméticos coreanos no país cresceram cerca de 42%, movimentando mais de R$ 140 milhões.
Esse setor, que já é bastante consolidado no mercado digital, está expandindo cada vez mais para as lojas físicas. Empreendedores de várias cidades do Brasil têm enxergado uma oportunidade de negócio promissora ao trazer os produtos coreanos para o público brasileiro.
O empreendedorismo é um caminho cada vez mais explorado por brasileiros que buscam independência financeira e inovação. Empresas como a B2W, proprietária dos sites Submarino, Americanas.com, entre outros, e a Magalu, que conta com um forte comércio eletrônico, são referências em tecnologia e inovação no setor.
Os porquês do interesse pelos produtos Koreanos
No Brasil, o mercado de produtos coreanos tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Segundo dados da ABK (Associação Brasileira de K-Pop). Por exemplo, o K-Pop (música popular sul-coreana) movimentou cerca de R$ 2,3 bilhões em 2021, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com a ABK, o Brasil é o país com o maior número de fãs de K-Pop fora da Ásia, o que vem impulsionando o interesse por produtos coreanos em geral.
No mundo do empreendedorismo, as empresas coreanas são famosas por sua inovação e criatividade, especialmente em tecnologia e design. Esses valores estão presentes em todos os segmentos da economia coreana, incluindo a venda de produtos. Startups como a Coupang e a Market Kurly têm revolucionado o mercado de varejo online no país e inspirado empreendedores de todo o mundo.
Esse mercado é relativamente novo no país e apresenta muitas oportunidades para empreendedores que buscam investir em um nicho de mercado ainda pouco explorado. No Brasil, a oportunidade de empreender com produtos coreanos tem sido explorada por diversas empresas, incluindo lojas físicas e online que oferecem produtos como cosméticos, alimentos e artigos de decoração.
Cultura Koreana no Brasil
Na entrevista a seguir, conversamos com Dinah Kim e Guilherme Vasconcelos, fundadores da Made in Korea Minas, sobre como ela começou a empreender com a venda de produtos coreanos no Brasil, as oportunidades e desafios do mercado, e suas perspectivas para o futuro. Acompanhe a seguir uma conversa inspiradora sobre empreendedorismo, inovação e o fascinante mundo dos produtos coreanos.
Como empreendedor, Guilherme Vasconcelos utiliza tecnologias avançadas para gestão de produtos digitais. Ele está envolvido em um negócio que comercializa produtos coreanos, juntamente com a médica veterinária Dinah Kim.
Além disso, eles visam atingir um público jovem, que consome muito as redes sociais. Nesse sentido, a divulgação digital é um ponto importante para atingir o público alvo no momento inicial, posteriormente seguindo para uma divulgação mais tradicional para atingir um público secundário.
Confira a Entrevista como Empreendedores Mineiros
1. Quem são vocês?
Guilherme Vasconcelos, formado em ciências de computação pela UFV, trabalha a mas de 10 anos com tecnologia e a 5 anos com gestão de produtos digitais.
2. Qual é a influencia da sua formação universitária na jornada empreendedora de vocês?
3. Quais são as partes mais difíceis de empreender nessa área e quais as vantagens têm em relação ao caminho que você teria seguido se vocês tivessem trilhado o caminho que a sociedade trilhou pra vocês?
Outro ponto é que passamos 2 anos trabalhando quase de segunda a segunda para conseguir nos firmar no mercado.
As vantagens é que podemos guiar o negocio de acordo com nosso proposito e com o que acreditamos e queremos para a nossa vida. Isso nos dá uma liberdade que não teríamos no CLT.
4. Em que momento vocês vislumbraram a oportunidade de negócios com produtos coreanos e deixaram de tratá-los apenas como um hobbie ?
No meu caso sempre tentei ter um negócio próprio, a conversando com a Dinah, o mercado de veterinária não estava indo tão bem.
Com o passar do tempo ela viu que valia mais a pena investir no negocio pois era mais rentável que dar plantão.
Assim começamos a trabalhar no negocio com a Dinah ficando full-time no negocio enquanto eu continuo trabalhando CLT.
5. Porque vale mais a pena para empresas e marcas como a suas contratar influencer do que utilizar os meios tradicionais de marketing e publicidade?
O publico alvo inicial é um publico jovem que consome muito as redes sociais. Então no momento inicial para atingir um bom publico a divulgação digital faz muito mais sentido. Após essa fase inicial podemos seguir para o segunda passo que seria uma divulgação mais tradicional seria mais interessante para atingir um publico secundário
6. Quais são os produtos mais vendidos e em que medida a febre por séries coreanas influenciam na movimentação do seu negócio?
7. Em que momento vocês decidiram abrir um espaço físico e como as vendas para internet participam da sua receita?
8. Quais são suas estratégias de organização e os aplicativos que te ajudam a ter mais produtividade sem prejudicar sua saúde mental e física?
Atualmente temos as nossas redes sociais como forma de divulgação e temos sistemas que ajudam na gestão da empresa.
9. O que você faz para manter sua vida pessoal equilibrada mesmo tendo tantas responsabilidades no trabalho e cuidar da sua mente para que não sofra burnout?
10. Quem são suas principais inspirações e o que você diria para que está pensando em começar a atuar no seu nicho?