A violinista, PhD em música e digital influencer Anna Murakawa faz parte do grupo de criadores de conteúdo que utiliza a escrita de suas falas para unificar todos os seus públicos. A Influenciadora digital começou a inserir as legendas na intenção de unir todas as nacionalidades que seguem o seu perfil. Anna deixou o Brasil aos 17 anos para investir em sua carreira internacional, o que lhe permitiu morar em 4 continentes, falar 7 línguas e construir uma carreira como musicista, compositora, produtora, empresária e mentora. O fato de ter trabalhado com nomes Ivete Sangalo, Toquinho, Michael Bublé, One Republic, só fez ela ter mais consciência das questões de acessibilidade.
Murakawa é referência no cenário da música clássica nacional e internacional, mora há cinco anos em Sydney, na Austrália, e conta com 506 mil seguidores de diferentes nacionalidades. Ela publica conteúdo em inglês e português, então as legendas facilitam tanto para quem não fala um ou outro idioma, quanto para as pessoas lerem em sua língua nativa. Seus seguidores agradecem, pelo fato de serem deficientes auditivos e, assim, poderem estar acompanhando os stories com mais facilidade. Outro benefício é para pessoas que, por algum motivo, não podem estar com o som ligado quando estão consumindo seu conteúdo.
A inclusão social e acessibilidade de pessoas com deficiência é um assunto que vem sendo debatido há anos. Deficientes físicos, visuais e auditivos lutando pelos seus direitos e por melhorias para que sejam vistos, ouvidos e atendidos, mas a acessibilidade no âmbito virtual não tem evoluído na mesma velocidade do mundo físico. Com o avanço da tecnologia, pouco preparo foi direcionado às pessoas que não conseguem enxergar as telas e nem ouvir os áudios dos aparelhos que fazem parte do cotidiano mundialmente. Pensando nisso, alguns influenciadores digitais começaram a se mobilizar e passaram a legendar os stories de suas contas no Instagram para mudar essa realidade e alcançar todos os seus seguidores.
Os resultados vêm sendo extremamente satisfatórios, agradando 90.2% dos brasileiros, 2.6% dos australianos, 2.1% dos americanos, 1.0% dos portugueses e 0.5% dos ingleses que as seguem na rede social. Para Anna, o sucesso não agrega somente para ela, mas para todos os envolvidos, incluindo marcas que buscam fazer parcerias e criar campanhas mais inclusivas.
“Eu acredito que todos nós que estamos no Instagram produzindo conteúdo queremos atingir o máximo de pessoas possível, com ferramentas para conseguir ter um diálogo, apresentar o nosso trabalho e criar relacionamentos. Então, essa mudança é boa tanto para o público, quanto para os criadores de conteúdo, bem como para as marcas e todos os que estão envolvidos”, complementa.
De olho na tendência adotada pelos criadores de conteúdo, o Instagram lançou, recentemente, uma atualização para países com a língua inglesa que permite que com uma figurinha (sticker) os usuários consigam fazer com que seus stories sejam legendados automaticamente, sem precisar gastar tempo escrevendo cada palavra. A novidade ainda está em fase de teste e deve chegar, em breve, para os países de outras línguas. Como a função ainda não está disponível em português, as legendas seguem sendo feitas pela musicista, que escreve e traduz suas falas – o que toma cerca de 3 minutos por cada story gravado.
Um Comentário
Anônimo
Anônimo
Ela é uma inspiração!
Anônimo
Que mulher talentosa!!
Anônimo
Tinha que ser
Erika Coutinho
parabéns pela iniciativa