O Instagram anunciou em seu blog na última segunda-feira, 19/11, o fim dos aplicativos e ferramentas de automação para compra de seguidores e ações como: seguir, deixar de seguir, curtir e enviar mensagens automaticamente. Segundo o Instagram, a iniciativa visa combater ações não autênticas que violam as Diretrizes da Comunidade e o Termo de Uso, uma vez que a intenção da rede social é possibilitar aos seus usuários experiências autênticas e não artificiais. Os detentores desse tipo de ferramenta serão primeiramente notificamos e caso permaneçam utilizando este tipo de alternativa poderão ser banidos da rede social.
Começaram desde segunda-
feira a remover curtidas, seguidores e comentários não autênticos de contas que usam aplicativos de terceiros para impulsionar sua popularidade. Afirmam ainda que, utilizarão ferramentas de aprendizado
de máquina para ajudar a identificar contas que usam esses serviços e remover as atividades não autênticas. O Instagram recomenda que, desde já, os usuários mudem a senha do perfil por questão de
segurança e desfaçam desse tipo de afiliação. Não se sabe o que são feitos com esses dados, muito menos quão seguros são armazenados.
Profissionais afirmam que a queda de engajamento na rede ou entrega baixa de conteúdo pode estar associada a esse tipo de prática. Ou seja, o Instagram já começou a punir esses usuários muito antes de anunciar a iniciativa. Logo, se você ou sua empresa paga algum tipo de ferramenta que automatiza qualquer interação na rede, recomendamos que se desvincule o quanto antes.
O Instagram começará a punir ou até banir contas que continuarem a utilizar esse tipo de alternativa “não natural”. A rede foi feita para se relacionar e nada mais justo que fazer isso da forma convencional.