Justaposição, prefixação, aglutinação, verbalização e sufixação são algumas formas de formação de palavras. Neologismo é a criação de palavras e expressões, ou a atribuição de novos sentidos a termos anteriormente conhecidos.
No conflito de de gerações e processo de formação das personalidades, individuais e de grupo, o surgimento de neologismos é entendido tanto como uma forma de identidade cultural mútua quanto uma forma de diferenciação dos demais grupos. A identidade de grupos étnicos, religiosos e de gerações é marcada por esse processo.
Tanto internautas mais antigos quanto as gerações que já nasceram conectadas têm suas maneiras peculiares de se comunicar e isso está intrinsecamente relacionado à formação de cada uma das identidades gregárias de cada um desses grupos e ao meio que utilizam para se expressar. Contudo, em locais como blogs, mensageiros instantâneos e emails há uma forma diferenciada de se comunicar.
O internetês é uma linguagem permitida, porém não desejável em todos os momentos da vida do indivíduo. Assim como é preciso saber se portar na internet – ver post sobre a netiqueta -, também é necessário estar ciente de que para que uma mensagem seja bem recebida, ela deve adaptar os objetivos que pretende, à expectativa do receptor e aos meios pelos quais é transmitida.
Embora haja variações de acordo com a faixa etária, a região geográfica e o meio que utilizam, há pontos comuns entre a comunicação na internet. As características mais marcantes para a formação dessa linguagem são as seguintes:
- rapidez na comunicação;
- estilo
- emojis – ver post sobre o assunto;
- emoticons – ver post sobre o assunto;
- smiley – ver post sobre o assunto;
- gif – ver post sobre o assunto;
A internet é uma terra sem lei e, por isso mesmo, toda forma de se expressar deve ser válida. Se você não quer cometer gafes e manter uma “personal branding” consistente, o ideal é que você se comunique sempre pensando em todos os elementos gráficos e ideológicos que compõem sua mensagem.
Perceba que na esquete abaixo, por exemplo, as diferentes linguagens são utilizadas em contextos e com interlocutores diferentes e isso, ao invés de facilitar, dificulta e inviabiliza a comunicação:
Se você é um pai ou mãe de família e quer entender o que seus filhos estão falando nas redes sociais e o nosso glossário não é suficiente, veja nosso minidicionário de internetês – enquanto não fazemos um post sobre o miguxês. Depois que você pega o espírito, fica fácil entender:
Se você nasceu da década de 1990 pra frente, fica sussa que você tá em casa. Sua profa pode até saber mais português que você, mas na internet ela não passou nem do prézinho. A rua é nóis.
C vc ñ gostou deste post, mand uma msg p nois. Naum prometo q vou respond, mas vai c bom p/ ter 1 discussaum aki nos coments. Dá um e compartilha nas xoxo mídia. Flw?