É sabido que, nos Estados Unidos, as marcas são muito mais corajosas em estratégias de marketing que mencionam o nome das concorrentes. O último caso foi o #BendGate, em que faziam graça de problemas de falta de rigidez da estrutura dos novos smartphones da Apple.
Fazer um telefone tão largo (67 mm) e alto (138.1 mm) , com espessura 7 mm, poderia não ter esse problema se fossem utilizados outros materiais na formação da carcaça. A rigidez foi preterida em detrimento da leveza (129 g) e o resultado foi o #BendGate e o #HairGate.
Esses dois nomes fazem referência ao Escândalo de Watergate, em que o governo de Richard Nixon tentou omitir seu envolvimento na invasão do escritório do Comitê Nacional Democrata, que ficava em um condomínio de escritório chamado Watergate, em Washington/DC, na década de 1970. Desde então, o termo tem sido usado sempre que se quer remeter a ideia de acobertamento de falhas ou de atividades clandestinais, ilegais ou imorais.
É verdade que até o momento, nenhuma fabricante foi capaz de colocar no mercado celulares com telas dobráveis, mas o problema é que o iPhone 6 tem apresentado problemas após ser carregado no bolso da calça ou ou sofrer um pouco mais de pressão nas extremidades da sua estrutura. Concorrentes diretas do aparelho não perderam a chance de fazer graça com a falha, assim como outras engraçadinhas.
Curvado. Não dobrado.
Curved. Not bent. #GALAXYNoteEdge pic.twitter.com/OTPIYlI07f
— Samsung Mobile (@SamsungMobile) September 25, 2014
Nosso telefone não dobra [acidentalmente], ele se flexiona… de pr0pósito.
https://twitter.com/LGUSAMobile/status/514817371911901184
Desenhado para aguentar os ambientes mais exigentes. Como seus bolsos.
Designed to withstand the most demanding environments. Like your pockets. #HTCOneM8
— HTC USA (@HTCUSA) September 24, 2014
Nós não dobramos, #quebramos.
We don't bend, we #break.
#bendgate #iPhone6plus pic.twitter.com/uippCg4kCi— KITKAT (@KITKAT) September 24, 2014
Querida Apple… Não se preocupe… Isso acontece o tempo todo.
Dear Apple… #BendGate pic.twitter.com/XJ8zVEUog9
— Heineken NL (@Heineken_NL) September 25, 2014
AVISO: Whataburger DOBRARÁ se for deixado no bolso.
WARNING: Whataburger WILL bend if left in your pocket. #bendgate pic.twitter.com/wXcUpfVFoS
— Whataburger® (@Whataburger) September 24, 2014
Fiquem firmes, cidadãos do #BendGate e levem 30% de desconto em nossas capinhas
Stay strong, citizens of #BendGate and take 30% off all cases at http://t.co/HoSLS0lmpY pic.twitter.com/2Yas63whf7
— Zazzle Inc. (@zazzle) September 23, 2014
A Apple soltou uma nova explicando-se:
“Em condições normais de uso é extremamente raro que o iPhone venha a dobrar, e nos nossos 6 primeiros dias de venda, um total de nove consumidores nos informam sobre dobras no iPhone 6 Plus. Assim como com qualquer produto Apple, se você tiver problemas, por favor, contate-nos.”
“Nossos iPhones são desenhados, engenhados e manufaturados para serem bonitos e duráveis. iPhone 6 and iPhone 6 Plus apresentam uma blindagem compacta precisamente elaborada a partir de maquinário de alumíno anodizado temperado para ter resistência extrema. Eles também tem aço inoxidável e partes de titânio para reforçar a partes do aparelho que sofrem grande pressão, além do vidro mais resistente no mercado dos smartphones. Nós escolhemos esses materiais de alta qualidade e montamos o aparelho cuidadosamente para garantir resistência e durabilidade. Nós também fazemos testes rigorosos durante todo o ciclo de desenvolvimento, incluindo ‘dobra em 3 pontos’, pressão pontual, torsão e estudos de usuários. iPhone 6 and iPhone 6 Plus atingem e superam todos os padrões de alta qualidade para aguentarem o uso real do dia a dia.”
Há duas soluções simples na hora de pagar R$ 4.299 pelo seu novo iPhone. A primeira, esperar a Apple corrigir o problema nos próximos aparelhos; a segunda, cobrar uma capinha rígida para ele. Qual será a sua escolha?
Um Comentário
Guto Barcelos
Que bobagem.. :?S