A Apple é reconhecida mundialmente devido à qualidade dos seus produtos. O design clean e minimalista é um dos fatores que fazem os produtos da empresa se destacarem dos demais e demarcarem a tendência para os próximos 12 meses. O trabalho do departamento de design, no entanto, não obteve êxito em todas as ocasiões. A nova capinha com com bateria embutida do iPhone 6s é um desses casos.
Desde sua entrada na empresa de Cupertino, em 1992, Jon Ive trabalhou muito próximo com Steve Jobs para que os produtos lançados tivesse o nível de exigência exigido pelo criados da empresa. Contudo, produtos como iPod Shuffle 3, Apple G4 Cube, Mac Portable e o Hockey Puck Mouse apresentaram resultados aquém do esperado. 2015, foi a vez do capa protetora.
Além da competição com os concorrentes que apresentam produtos mais finos, mais baratos e com maior duração de bateria – como Mophie Juicepack Air e Lifeproof case – , a empresa da maçã teve que lidar com um design terrível. Disponível nas cores branca e cinza-carvão, a bateria tem capacidade de 1,715mAh, que apresenta o equivalente a uma carga completa da bateria original.
A empresa afirma que a bateria externa tem autonomia de 18 horas com a rede LTE ligada ou 20 horas de vídeo tocando com opção no brilho máximo, mas depois de alguns meses utilizando a bateria, ela perde cerca de 12% da sua capacidade de armazenamento.
O fato de conectar-se à energia com o cabo lightening é um ponto positivo em relação às suas concorrentes que utilizam micro-USB e de de você poder verificar o estado atual da carga simplesmente deslizando do dedo pra baixo na tela, acionando a tela de notificações, é um facilitador.
Contudo, nenhum desses fatores foi suficiente para evitar as reclamações quanto ao design, que apresenta uma barriga na parte traseira do celular, eliminando todo o sacrifício que foi feito pela designer original para deixar o aparelho fino e evitar bordas agudas.
A opção mais elegante, econômica e eficiente do momento parece ser continuar utilizando uma bateria externa na sua bolsa ou mochila e aguardar a Apple lançar um solução realmente inteligente. O simples fato de um smartphone precisar tanto de uma bateria externa não demonstra que a empresa pensa em variar seu portfolio de produtos, mas como fracassou em criar um produto que atenda as necessidades do usuário.
Jobs esteve fora da Apple, mas quando voltou soube fazer a diferença. Talvez renovar o time de design ou trazer um novo CEO sejam opções disponíveis para garantir à empresa um futuro tão brilhante quando o seu passado.
Um Comentário
Pingback: Apple lança no novo iPhone SE com tela de 4 polegadas e processamento superior | Tecno Veste