Relatamos no Blog do Tecnoveste no Correio Braziliense que o Cartola FC tem ficado na primeira posição da loja de aplicativos Google Play desde o último 12 de maio, um recorde que funciona como recompensa pelo desenvolvimento feito no jogo ao longo dos anos e, também, indica uma mudança de foco do mercado de jogos eletrônicos. Com a possibilidade da legalização de jogos de azar no Brasil, abrem-se novas possibilidades para prospecção de investimentos na categoria e para a ascensão dos e-games ao patamar de esporte.
Os números registrados pelo aplicativo são impressionantes. O Cartola FC estreou no Campeonato Brasileiro de 2016 com número recorde de usuários Pro – 62 mil – e de montagem de escalações – 2,7 milhões. O crescimento em 97% das escalações deve-se à estratégia de marketing do jogo, que utiliza-se do Sportv e do GloboEsporte.com, e às melhorias na mecânica do jogo, que pontua as equipes formadas pelos usuários do aplicativo de acordo com o que acontece na rodada real do campeonato de futebol.
Essa possibilidade transformar qualquer pessoa comum em um verdadeiro empresário do esporte é que se chama de “fantasy-games”. No caso do fantasy futbol de maior sucesso no Brasil, os usuários são cartolas do futebol, podendo escalar times e transacionar jogadores para que seus times se saiam melhor que os de seus concorrentes e recebam, consequentemente, pontuações melhores.
O mercado de escalações é aberto aos usuários do Cartola 6 horas após cada jogo da rodada do campeonato de futebol. Durantes os 5 dias subsequentes, até 2 horas antes do primeiro jogo da rodada seguinte, o usuário mode modificar seu time, alterar a estratégia, preparar-se para vencer. Além do prazer se ser melhor que seus amigos em um jogo que mexe tanto com as paixões do brasileiros, pode-se ganhar acesso exclusivo a itens de jogo e ligas diferenciadas.
Para que os usuários do app mantenham-se ligados no desempenho de seus times, há um site dedicado exclusivamente ao jogo, que agrega não somente as principais notícias do Campeonato Brasileiro, mas que também dá destaque aos melhores jogadores virtuais e divulga as melhores práticas no app. Foi criado um ambiente que envolve os cartoleiros e alimenta sua paixão por esse esporte virtual tanto quanto os principais sites de futebol atraem os fanáticos pelo pelota de verdade.
A melhoria na interface, a premiação de até R$ 10 mil, o site dedicado o jogo e a opção de compras dentro do aplicativo são os fatores que ajudaram a conquistar um número inédito de jogadores este ano. Sua ascensão ao topo da loja de aplicativos, no entanto, vai além da simples lógica matemática, mexe com as relações sociais dos jogadores, com seu desejo de vitória e com sua capacidade de tornar-se o mais bem sucedido Cartola do Brasil.
Um Comentário
Pingback: Resumo Semanal do Tecnoveste - 3ª Semana de Maio 2016 | Tecnoveste