Adaptar-se à transformação digital que tem acontecido em nossa sociedade nos últimos anos não tem sido fácil, especialmente para pessoas que se vêm obrigadas a dividir sua atenção com diferentes tarefas ao mesmo tempo. Esse é o caso de muitas mães casadas e que têm filhos.
Cuidar da família, desenvolver sua carreira e ainda se sentir plena do ponto de vista pessoal é pra poucas, mas encontramos uma pessoa que nos serve de exemplo e inspira com cada uma das suas atividades. Seja com mãe ou como profissional reconhecida em sua área, ela Keli Manga nos inspira a
sermos cada vez mais tudo o que desejamos
Nascida como Kelineide – seu nome de batismo -, ela se formou jornalista e tem capacitação em Orçamento Público e Legislação. Desde 1999, é como assessora parlamentar no Congresso Nacional que ela se destaca profissionalmente, mas ao longo da vida ela teve que se desdobrar para se tornar esta mulher maravilhosa.
Casada há mais de 20 anos com Felix Alexandre, com quem tenho duas lindas filhas, ela permitiu que esse relacionamento gerasse frutos. Dois deles são
Mirely,
de 19 anos de idade, e
Emanuely, de 10 anos. Atualmente com 41 anos, além das suas atividades profissionais, ela se desdobra para dar conta da casa, da família e da carreira de atriz da filha menor.
Manuzinha é conhecida na região do Distrito Federal como uma das influenciadoras-mirim mais destacadas e, além
de atuar como atriz, tem o seu próprio podcast, o
podcast Pod1PIU (disponível no youtube), direcionado ao universo infanto-juvenil que já recebeu convidados como Isabela Carnib, Leticia Cabral, Davi Werner, Juju Dias, Nina Said, Daniel Santana, Alice Sá, Juliana Zancanaro, Felipe Chatti, Lara Lima, Alexandria do Conta do Cria, Lorena Vilela.
Confira a entrevista que fizemos com ela!
1.
Como você se descobriu como roteirista e quais foram suas experiências profissionais depois disso?
Sempre gostei de criar e escrever foi daí que veio a vontade de fazer jornalismo. Roteiro eu tive curiosidade de aprender depois que a Manu começou no meio artístico, percebi que podia unir minha criatividade com a necessidade dela de atuar. Sempre fui muito crítica e em muitos momentos em muitos testes, em muitos conteúdos de estudo dela, quase sempre achava tudo sem “corpo” sem início meio e fim, descontextualizado, de difícil compreensão ou sem nexo. Foi então que resolvi escrever pra ela e com ela. Muitos dos conteúdos
de “selftape”, por exemplo, são textos dela própria. Parafraseando Monteiro Lobato eu ensino para as minhas filhas que “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”
Minha experiência prática ate aqui foi roteirizar dois videoclipes e os episódios do Pod1PIU com 14 episódios no ar e mais 5 gravados. Paralelo a isso, comecei a escreve um série pro YouTube.
2. Como você descobriu que sua filha tinha talento para a arte e como lida com as diferentes necessidades que ela tem como artista e filha?
A Manu é o tipo de criança comunicativa expansiva e
que chama atenção, desde pequena as pessoas da família, da vizinhança, incentivavam-na e a mim a que buscássemos um jeito de canalizar isso de trabalharmos isso nela. Quando Manu tinha 05 anos a levei acompanhando a irmã para uma aula experimental de teatro, já que não havia turma pra faixa etária dela, mas quando chegou ela se interessou e pediu à diretora pra participar. a diretora se encantou com ela e permitiu sua participação na turma de 07 anos. Desde então ela não deixou de atuar.
A parte mais difícil são as necessidades dela como artista, pois pra mim também é um mundo novo, mas as necessidades de filhas, bom…
até aqui eu tenho lançado mão daquele manualzinho gravado no coração das mães e que mesmo sem experiência alguma a gente se torna capaz de decifrar; acho que tem dado certo. Sou a mãe maia orgulhosa do mundo.
3. Quais são os cuidados que os pais devem ter para garantir a segurança, saúde mental e desenvolvimento de seus filhos que querem ser mini influencers?
Acima de tudo fazer com que seja divertido para eles. Sem o peso das obrigações de um trabalho como na fase adulta. Responsabilidade sempre; porque isso precisa vir de desde pequeno, mas fazer com que seja leve. A segurança; essa
não tem outro jeito a não ser administrar vocês mesmos (pais) essas contas. Manu não tem outra conta no instagram que não seja a que eu administro. Isso não quer dizer que ela não leia, não responda, não acompanhe, mas sempre do meu lado.
4. Que tipos de eventos ou viagens vocês gostam de participar juntas?
Desde que as duas nasceram só viajamos separados duas vezes a lazer eu e meu esposo, e outras duas viajei só a trabalho. Então, praticamente, fazemos tudo juntos. O tipo de viagem de que mais gostamos é de ir para a praia.
Compartilhe com um(a) amig@:
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Um Comentário
Anônimo
Adorei. Muito bom conhecer um pouco da experiência de vocês.
Anônimo
Que bom co hecer um pouco mais sobre a sua história.
Essa dupla mãe e filha é incrível! Sucesso meninas!
Debora e Alice.mog