Joyce Lopes tem 29 anos, formada em administração, especialista em gestão de pessoas, e atua profissionalmente como gestora de departamento pessoal/recursos humanos. Lésbica e casada há 2 anos , escreve livros sáficos para o público LGBTQIA+ des de adolescente, mas passou a publicar pela Amazon em 2011.
Autora de Cálice de Prazer, nos deu um pouco de seu tempo para nos falar como foi sua trajetória até aqui e sobre seu novo livro Paradoxo.
Muitas pessoas usam a leitura como modo de fuga de rotina, você foi além virando escritora. Como se iniciou essa vontade de começar a escrever?
A escrita faz parte da minha vida desde a adolescência, mas sempre escrevi os romances apenas para mim, todos sempre sáficos. Foi quando em 2021 descobri os primeiros livros sáficos de autoras independentes na Amazon. Então finalmente resolvi me arriscar e publicar um dos meus romances, e tive uma grata surpresa com a aceitação.
Joyce, seus fãs descrevem seu livro “Cálice de Prazer” como “Surpreendente, viciante, instigante e vinho e amor”. Nos fale como foi escrever ele e o que lhe deu essa ideia fantástica.
O vinho foi uma das primeiras bebidas alcoólicas que me foi apresentada, rapidamente virou uma paixão, então busquei conhecer mais sobre os processos, os tipos de uvas, os países produtores. Resolvi unir o útil ao agradável e escrever um romance explicando parte desse processo de produção no cenário mágico de uma grande vinícola Italiana. E, claro, acima de tudo construindo um romance verdadeiro, leve, e cheio de descobertas individuais.
Ser escritora- mesmo não sendo em tempo integral- tem seus altos e baixos. Alguns comentários são incríveis mas, as vezes, as pessoas são ferozes ao falar o que não gostam. Como se sente sobre isso? Alguma dica para outras escritoras sobre como lidar sobre isso?
No início, o que me deixou em dúvida sobre publicar ou não, era exatamente os feedbacks negativos, medo de não saber lhe dar e até mesmo parar de escrever. Mas, depois de muito incentivo de pessoas que amo, como minha esposa, a Anne que foi a leitora crítica, me senti confiante. No fim, descobri que os feedbacks positivos tem um peso muito maior, e os negativos nos ajuda a crescer e querer sempre ser melhor.
Nos conte sobre e melhor e o pior comentário que já recebeu sobre seu livro.
Não me lembro de nenhum comentário ruim, todos tem sido bons ou no mínimo construtivos. Acho que a maior crítica da minha escrita sou eu mesma, que sou extremamente perfeccionista.
Como escolheu esse nicho literário? Sente algum preconceito por escolher esse tema? Tem escritores/escritoras favoritas dele?
Eu, sendo lésbica, sinto enorme falta de conteúdo voltado para esse público em específico, por isso vi uma grande oportunidade. Acho que o preconceito não ocorre, porque a divulgação do livro acontece especificamente para o público LGBTQIA+. Atualmente a minha escritora preferida é a Adriana P. Silva, mais especificamente a série Dissolutas, escrita por ela.
Pretende se aventurar em outros gêneros literários?
A princípio não.
Em sua biografia do site onde seu livro esta a venda, você nos fala que tem livros engavetados desde os 15 anosVeremos mais livros engavetados sendo lançados em breve?
Sim, o livro que está em desenvolvimento, Paradoxo, está engavetado há alguns anos, mas vi potencial para voltar e termina-lo. A expectativa é que seja publicado nos primeiros meses de 2024.
Qual seu incentivo para publicá-los?
O prazer em escrever e dar vasão a criatividade.
Felizmente, publicar um livro já obtém menos obstáculos como os de antigamente.Por que escolheu a Amazon para os publicar? Como você sente a aceitação do público a esse formato de livro (ebook e sendo comercializado pela Amazon)?
Escolhi justamente pela facilidade e agilidade, até mesmo para o retorno financeiro. Percebo que tem tido grande crescimento de público dos ebooks, apesar de muitas pessoas ainda presarem pelo livro físico. Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a tendência é que tudo se torne casa vez mais digital.
Vimos que esta no processo de escrita do seu 2° livro “Paradoxo”. Pode nos falar um pouco sobre ele? Ja tem data de estreia?
Paradoxo Vai tratar de alguns assuntos que ultimamente tem estado mais em evidência, mas que ainda são polêmicos, como relacionamentos abertos e/ou liberais e amizade com ex namoradas, além da velha e boa pitada de drama e reviravoltas inesperadas. A expectativa é que seja lançado nos primeiros meses de 2024.
Algum recado para seus leitores?
Que os livros continuem sendo a fuga, porque o mundo da fantasia alivia o peso dos dias do mundo real, e são a fonte de algum tempo de qualidade e tranquilidade.