Muito se fala em liderar, influenciar e protagonizar. Mais do que nunca as pessoas e empresas tiveram que se reinventar em meio à pandemia e uma das habilidades exigidas pelos profissionais envolvem questões inerentes à liderança, mas afinal o que é liderança? Ela é adquirida ou já se nasce sendo líder? Como protagonizar nossa carreira por meio da liderança?
Segundo os principais dicionários, liderança é dirigir pessoas. Trata-se de saber atraí-las, inspirá-las e influenciar comportamentos que atraiam bons resultados. Ademais, liderança é o processo pelo qual se motiva e ajuda os outros, com entusiasmo.
Antigamente, se falava do mundo VUCA, que traduzido do inglês quer dizer Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Atualmente, passou-se a chamar mundo BANI, dada a resposta em meio às transformações sociais, que traduzido do inglês quer dizer Frágil, Ansioso e Não Linear.
Na prática, significa que novos relacionamentos a que estamos sujeitos, muitas vezes requerem uma necessidade maior de se voltar à atenção para questões que envolvam resiliência, colaboração, protagonismo, antifragilidade e ansiedade. É nesse ponto que surge a necessidade de se criar postura de liderança, a fim de garantir, em nosso ambiente de trabalho, ou mesmo em nossa vida pessoal, o sucesso nos relacionamentos.
Essa postura, no entanto, requer algumas competências que são subdivididas em hard skills e soft skills e que referem-se às habilidades técnicas e comportamentais. De forma geral, temos algumas palavras chaves que bem definem o que um líder deve possuir e são elas:
CONHECIMENTO;
HABILIDADES;
ATITUDES;
VALORES;
ÉTICA;
SUSTENTABILIDADE.
Ser líder, em outras palavras, significa saber influenciar. E se influencia não apenas sabendo, mas também sentindo o outro. Por esse motivo, dizemos que nem sempre os líderes nascem líderes, mas se tornam pelo meio em que estão inseridos. Alguns fatores como a inteligência emocional, capacidade de solução de conflitos, comunicação assertiva, contribuem para a formação de líderes.
Por este motivo, desenvolver a liderança é mais do que apenas conhecer conceitos, mas sim vivê-los na prática. Boa parte dos lideres desenvolvem a liderança não apenas nas organizações, mas em casa, no grupo com os amigos ou até mesmo na faculdade/escola. Bons líderes conseguem influenciar pessoas na tomada de decisão e são expert naquilo que se propõem a fazer.
Mas como desenvolvê-la no ambiente profissional e familiar?
É fundamental entender que a liderança não acontece da noite para o dia. Ser um líder requer a confiança dos liderados e mais do que isso, requer atitude. Um líder não espera que um projeto se execute sozinho ou que uma ideia seja implementada sem coordenação. Além disso, um líder tem noções de ética, moral e possui valores bem fundamentados, baseado na solidariedade, respeito e cidadania. Um líder se autoconhece e conhece seus liderados, por isso, a habilidade de comunicação também é fortemente requisitada dos líderes. Existem, portanto, uma infinidade de questões que contribuem para a formação de um líder, essas são apenas algumas delas. Além disso, a vasta experiência de vida e os conhecimentos empíricos contribuem para o processo de formação do líder, além de muita leitura e comprometimento com tarefas, noções de negociação/conciliação, capacidade de trabalhar sob pressão e entrega de resultados.