Em um mundo em constante mudança, onde a eficiência e rapidez se torna mais e mais importante, a tecnologia chega para todas as áreas. Com a literatura não é diferente: dia após dia a leitura é reinventada, com a ajuda de sites e aplicativos que facilitam e muito a vida daqueles que possuem amor pelos livros. Alguns desses são os chamados Kindle, Skoob e Goodreads. Cada um possui um diferencial e nenhum pode faltar na hora de manter um bom hábito de leitura.
O Kindle, sendo não só um aplicativo como um dispositivo, é um dos mais queridinhos. É um leitor digital criado pela Amazon, possuindo um catálogo de milhões de livros para comprar e ler onde estiver, com a grande vantagem de não prejudicar a vista – sua tela e-ink é uma das principais vantagens do e-reader. Sua faixa de preço varia de acordo com o modelo escolhido, mas não é preciso comprar um aparelho para fazer uso do aplicativo, que possui os mesmos recursos: nele você tem acesso a uma infinita biblioteca digital.
O Skoob e o Goodreads são ambos plataformas que agem como redes sociais para leitores, sendo um brasileiro e o outro, como o Kindle, pertencente a Amazon. Criando contas, o leitor pode se conectar com amigos e autores e conhecer novos títulos a cada minuto. É nesses sites e aplicativos em que a comunidade leitora se expande e se diverte, com grupos e leituras conjuntas, metas anuais e reviews.
A principal característica do Skoob está em sua avaliação, cada livro no banco de dados possui de uma a cinco estrelas dadas pelos seus usuários e que aparece assim que se pesquisa um título – é dessa forma que se pode escolher uma próxima leitura, baseada no próprio gosto e na opinião de quem já a experimentou. Já a do Goodreads está tanto no seu design, extremamente confortável e caloroso, e na facilidade com que se encontra livros, autores e citações.
Os dois são essenciais para quem quer se organizar e organizar suas leituras, formando estantes separadas por categorias – lidos, lendo, para ler, recomendações -, por gênero e por gosto pessoal. Tanto o Kindle quanto o Skoob e o Goodreads são como um amigo com quem se conversa sobre seu livro predileto e, em um país como o Brasil, onde a literatura é desvalorizada e a maior parte da população nunca leu mais de dois livros, ajudam a revolucionar a forma de pensar das pessoas, sua cultura, e se fazem necessários para todos.