Quando Natal e Black Friday se aproximam, lojistas e quem quer ter um marketing efetivo nas redes sociais não podem negligenciar a Loja do Instagram. Pelas redes sociais, as empresas têm a oportunidade de alcançar os compradores e fazê-los descobrirem produtos.
Um estudo conduzido por YouGov em mais de 20 países demonstrou que 1 a cada 3 compradores acha que o Facebook e o Instagram ajudam na descoberta de novos produtos e serviços durante a época de festas. Somente nos EUA 86% dos compradores online usam a plataforma do Facebook antes de adquirem itens de moda e beleza, além de móveis ou produtos eletrônicos.
Confira algumas dicas para alcançar novos clientes, aumentar a descoberta dos seus produtos e vender mais on-line:
1. Crie uma base consistente usando um catálogo
Catálogos no Facebook permitem mostrar detalhes sobre os produtos exibidos em anúncios e lojas. Um bom catálogo pode ajudar a melhorar o posicionamento da sua marca nos resultados de pesquisas e ainda levar os clientes a descobrir os seus produtos. Além disso, pode aumentar as conversões ao dar aos clientes as informações necessárias para uma compra. Veja algumas dicas para criar e deixar o seu catálogo ainda melhor:
- Mantenha o catálogo atualizado: atualize sempre as contagens do inventário, os produtos, os preços e as informações sobre os produtos.
- Preencha todos os campos do catálogo: recomendamos preencher todas as informações de todos os itens para ajudar os compradores a tomar decisões de compra conscientes.
- Descreva os produtos em detalhes: escreva títulos curtos, mas descrições detalhadas sobre o produto. Inclua categorias e no mínimo três atributos: cor, tamanho ou material, por exemplo. Além disso, forneça informações precisas sobre o processo envio.
- Use imagens atrativas: as imagens influenciam muito a decisão de compra, principalmente nas categorias de estilo de vida. Há um aumento médio de 21% nas ações Adicionar ao carrinho e Comprar quando você usa diferentes imagens e vídeos por produto, em vez de uma imagem única3.
- Use um catálogo único para anúncios e lojas: recomendamos usar um catálogo único para anunciar e vender em nossas plataformas. Isso ajuda você a gerenciar o inventário de forma mais eficiente, construir o seu público e vender na Loja. Se ainda não montou a sua loja no Gerenciador de Comércio, use um catálogo existente ou selecione aquele que você mais usa.
2. Prepare as vitrines da sua Loja para as coleções de fim de ano
Elaborar coleções criativas é uma ótima maneira de construir a sua marca e levar um pouco de festividade para sua loja. Crie coleções personalizadas com os produtos que você quer exibir. Use imagens e elementos de design que ajudem a construir uma identidade de marca. Além disso, crie um clima de fim de ano para os compradores. Recomendamos mostrar no mínimo oito produtos por coleção. Algumas dicas:
- Seja guiado pela comunidade: atraia o interesse de nichos da comunidade criando coleções de presentes divertidos, temáticos e populares. Considere os apaixonados por animais, atividades ao ar livre, esportes e muito mais.
- Use a diversão e a criatividade: incorpore seu diferencial no Facebook e no Instagram com imagens coloridas e inspiradoras. Crie coleções com títulos que unam a inspiração das tendências e a diversão da comunidade. Leia o relatório Tópicos e tendências do Facebook IQ em 2021 para conferir algumas ideias.
- Fique atento às faixas de preço: considere organizar coleções de presentes de acordo com as várias faixas de preço. Os clientes costumam ficar dentro de um orçamento. Por isso, as faixas de preço abaixo de R$20,00, R$50,00 e R$100,00 são populares, e ainda estimulam compras por impulso.
- Mostre o que os fãs adoram na sua marca: crie uma coleção destacando os produtos mais vendidos e os favoritos dos fãs.
3. Aumente a descoberta com o recurso de conteúdo comprável
As etiquetas de produtos dão aos seguidores a oportunidade de comprar direto de cada publicação, story ou vídeo ao vivo no Facebook e no Instagram. Elas ajudam as pessoas a irem da descoberta à compra, redescobrir produtos interessantes e vê-los dentro de um contexto. Tudo isso pode aumentar as vendas. As empresas de maior sucesso sempre usam etiquetas em diferentes formatos:
- No Feed: uma das melhores formas de destacar os seus produtos é inserir etiquetas nas publicações do Feed. As empresas podem marcar até cinco produtos por publicação para aumentar o engajamento.
- Nos Stories: usar figurinhas de compra para indicar um produto torna os stories mais envolvente e interativos. Experimente fornecer detalhes sobre os itens ou compartilhar atualizações promocionais nos Stories com uma etiqueta de produto.
- Nos vídeos: crie narrativas de longa duração sobre a sua marca, além de produtos e coleções. Marque os seus produtos no IGTV, no Facebook Watch e no Reels.
- Impulsione o tráfego de fim de ano: ao criar um anúncio com etiquetas de produtos no Instagram, você já direciona os clientes para as páginas de detalhes do produto assim que se engajarem com o anúncio. Em um estudo recente, as pessoas interagiram 1,75X a mais com os anúncios que mostravam etiquetas de produtos do que com um anúncio de imagem única sem etiquetas4.
- Insira etiquetas de produtos em mais campanhas: inclua etiquetas de produtos em anúncios dinâmicos e também em anúncios de conteúdo de marca5 para promover um conteúdo de criador.
- Alcance compradores de fim de ano qualificados: é possível usar públicos de compras personalizados e semelhantes para alcançar clientes novos e existentes no Facebook e no Instagram.
Essas são as dicas do Facebook para ajudar você a alcançar novos clientes e aumentar a descoberta de produtos. . A história da loja de calçados norte-americana Jane. pode lhe servir como inspiração e exemplo de utilização das ferramenstas do Facebook e do Instagram – especialmente no que tange as coleções de produtos personalizados e etiquetas de produtos.