Magic Leap, a principal concorrente da Oculus do Facebook e da Holo Lens da Microsoft, resolveu não demorar como o Snapchat para lançar o Studio Lens e lançou uma ferramenta para que criadores de conteúdo desenvolvam suas próprias experiências em realidade virtual. Magic Leap One Creator Edition é um sistema de computação espacial que dá vida a conteúdos digitais por meio criação de experiências de realidade mista.
A Magic Leap foi fundada em 2010 por Rony Abovitz e já recebeu aporte de USD $1,4 bilhões de investidores que incluem empresas do calibre de Google, AT&T e Alibaba. Atualmente avaliada em cerca de 4,5 bilhões de dólares, o primeiro produto que a empresa lançou foi o Magic Leap One, óculos de realidade mista e agora lança o API para a comunidade de que acompanha o produto.
O grande lance do Magic Leap One é que ele não é apenas um dispositivo de realidade virtual, nem apenas um dispositivo de realidade aumentada, ele mistura as duas experiências permitindo que o usuário consiga utilizar o ambiente físico presente como uma plataforma de lançamento para uma imersão computacional de altíssima qualidade.
Magic Kit, que a empresa passa a oferecer a partir de hoje, é um compilado de arquivos com códigos de exemplo, guias escritos e diários de desenvolvimento para ajudar quem quer criar experiências para o dispositivo de tecnologia vestível que eles criaram. Além de aprender mais sobre computação espacial, com esse kit você pode criar experiências interativas complexas e navegar pelo o que já foi criado por outros programados, o chamado Magicverse.
Veja as experiências que já foram criadas:
- Helio: modulação e ambientização de espaços fechados criados de maneira simples e intuitiva.
- Social: uma sala virtual onde você literalemente encontra o avatar dos seus amigos online.
- Tónandi: sinestesia é a palavra que comanda a realidade virtual que envolve audição, música e sensibilidade.
- Create: um “minecraft” menos pixelado e mais adulto para qualquer um viajar no ambiente de mundo aberto.
- Invaders: um espaço de jogos futurístico dominado por robôs malvados e estrelado por Stephen Fry e Rhys Darby.
API e SDK
Compatível com as principais máquinas de desenvolvimento de jogos e de processamento de realidade virtual, as APIs acompanham um simulador e ferramentar para interagir com o controle remoto do Magic Leap One, o Magic Leap Remote.
Lumin Runtime é o framework sobre o qual a aplicação foi criada e roda no sistema operacional Lumin OS. Além de rodar tarefas simultâneas múltiplas, ele oferece a comodidade de permitir que experiências da Web 3D estejam disponíveis, já que utiliza o Prismatic – com uma simples base de javascript e CSS – como pano de fundo para a conexão com esse universo. .