Você acha que a ciência é importante? Que ela influencia sua vida de alguma maneira? Você acha que a atuação de cientistas na produção de medicamentos e novas tecnologias está sendo importante para o combate a pandemia da COVID-19?
Se você respondeu sim a alguma (ou todas) dessas perguntas, te convido para a Marcha Virtual pela Ciência, que irá ocorrer amanhã, dia 07 de Maio, durante todo o dia nas redes sociais. O evento está sendo organizado pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) e outras organizações relacionadas ao meio científico e vai contar com lives, podcasts, exposições virtuais de fotos e discussões.
O objetivo da Marcha Virtual pela Ciência desse ano é destacar a importância da ciência no combate a COVID-19, discutindo principalmente os seguintes tópicos:
– a importância do isolamento social;
– a crise
da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para ciência, tecnologia e inovação;
– o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde;
– a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas que apoiem principalmente as camadas mais pobres e vulneráveis da população.
A SBPC programou dois painéis de discussão para esse dia, com os temas “O enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil” e “A Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: sucessos e desafios”.
Outros eventos paralelos também estarão sendo conduzidos. A organização 500 Mulheres Cientistas está programando lives para discussões relacionadas a temas como a queda da produtividade de mães cientistas em épocas de COVID-19; enquanto o canal A Ciência que Nós Fazemos irá conduzir uma discussão sobre o uso de máscaras faciais. Confira a programação completa clicando aqui!
Além disso, cientistas de todo o país estão sendo convidados a produzir um vídeo de até um minuto explicando porque a ciência é importante no combate a pandemia. Todos os vídeos serão divulgados na TV SBPC (YouTube), Facebook, Twitter e Instagram da SBPC. Siga as hasgtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.
Que tal você se juntar a marcha? Você pode assistir os eventos, enviar vídeos, comentar em tempo real nas redes sociais. O que importa é evidenciarmos a importância da ciência no combate a COVID-19. Vem com a gente!