Mariana Carvalho é formada em Marketing pela ESPM-SP, com um MBA pela ESPM-Rio e um Mestrado em Ciências da Computação pela Jackson State University. Atualmente ela mora em Boston, tem um canal no youtube e trabalha como Engenheira de Soluções na Dell Technologies.
Já ganhou mais de 8 scholarships para atender diversas conferências no exterior, e atualmente sou revisora de aplicações e bolsas de estudo. Já contratou profissionais para a Dell e tenho conhecimento na formação de currículos, cartas de recomendação, cover letters e LinkedIn. Ela também é co-fundadora da Brazilians in Tech, uma organização para conectar mulheres em Tecnologia no Brasil e no mundo.
1. Quando e porque você começou a programar?
Comecei a programar durante o Mestrado em Ciência da Computação. Como meu background era Marketing, cheguei com uma bagagem fraca em Exatas, então precisei acelerar para acompanhar a turma. Aprendi C++ em uma das matérias, mas aprendi Python por conta – foi uma das experiências mais legais com programação, pois usava para analisar e visualizar dados. Como tinha feito um MBA em Inteligência Competitiva (que tem sua base fundamental em coleta, mineração e a transformação dos dados em inteligência), fez todo o sentido começar por ali.
Como você aprende novas habilidades e se mantém atualizada?
A maneira que eu mais aprendo é ensinando. Seja para os meus clientes, seja para as meninas que mentoro. É um aprendizado constante. Também leio muitas newletters de Tecnologia e Inovação; assisto muitos vídeos no YouTube e a empresa em que trabalho possui um portal de educação para os funcionários, além do LinkedIn Learning, que possui muitos cursos, de várias áreas do conhecimento.
Em que projetos você já trabalhou?
Trabalhei em projetos digitais desde quando entrei na faculdade de Marketing. Quando vim para os EUA fazer o Mestrado, me envolvi mais, claro. Mas um dos mais legais que participei foi a instalação de um Raspberry Pi em um robôzinho para um dos meus professores. O mais legal foi instalar os sensores, programar no computador alguns comandos e ver todas as possibilidades que apenas algumas linhas de código poderia fazer. Achei mágico.
Quais startups ou aplicativos você mais admira?
Eu gosto muito da tecnologia blockchain, especialmente quando ela é aplicada para impactar positivamente o mundo – por exemplo em Pesquisa e Desenvolvimento na área da saúde e distribuição de dados de maneira segura e efetiva. A tecnologia do blockchain ainda vai transformar muito como a sociedade opera e se comporta, e os profissionais dessa área vão poder ser muito criativos para criar com essa tecnologia.
Indique pessoas interessantes para participar da nossa entrevista
Eu indico:
https://www.instagram.com/carolmore1ra
https://www.instagram.com/anaveroneze
https: //www.instagram.com/mari.goesdigital
https://www.instagram.com/zerbinilaura
https://www.instagram.com/thaissadami