Está provocando o maior rebuliço em todas as redes de comunicação do mundo a notícia de que as coisas não estariam muito bem com a ex-loirinha do Google, a ex-Googirl Marissa Mayer. Interna e externamente, desde os acionistas, passando pelos gestores e colaboradores, até os usuários do Yahoo!, parece que só os fãs se ressentem profundamente do fato que podem perdê-la.
A esperança de que ela poderia “salvar& #8221; o Yahoo!, em 2012, transformou-se no maior desespero enfrentado pela empresa neste momento. Na época em que iniciou seus trabalhos parecia que daria um toque de Midas na Yahoo!, mas parece que subestimaram os movimentos de mercado, o que acabou relegando a empresa a posição de grande dinossauro da web.
Os problemas, que sempre existiram, se agravaram na medida em que os dois maiores investidores, por trás da “gigante” exigem demissões, inclusive da própria Marissa. Por que? Bem, precisamos considerar duas colocações feitas.
Primeira: os seu colaboradores, os colaboradores de Marissa Mayer, dizem que ela mais parece com Evita Perón. Falam sobre ter deixado se dominar pelo ego, onde faz questão de demonstrar sua superioridade em relação aos outros. Ao se supervalorizar, como profissional, passa a crer que é melhor que os demais e expõe isso em suas atitudes no dia-a-dia na empresa, o que causou sérios problemas de relacionamento interpessoal, gerando conflitos e prejudicando o clima organizacional da empresa.
Segunda: um dos operadores e investidores do Grupo Yahoo, o Spring Owl Asset Management, foi que sugeriu a mais radical das soluções: demissão de 75% da força de trabalho do Grupo Yahoo, incluindo-se aí a Marissa Mayer. Foram mais específicos ao pedirem que ela seja substituída por alguém mais focado nas operações da empresa. Isso significa que faltam agilidade, presteza, objetividade, praticidade,… enfim, faltam resultados.
Pra piorar a situação, o mundo inteiro pede que o Yahoo! descontinue os sites de vendas de marfim. Todas as demais empresas de busca e de hospedagem de sites já atenderam a esse pedido, só a Yahoo! ainda não aderiu. Isso tem provocado o aumento da matança de elefantes na África e provocado a insatisfação dos que defendem a “natureza& #8221;, resumindo-se nesta palavra tão abrangente o sentido do mau provocado até o momento. Montanhas de elefantes sendo queimados… Em Moçambique já foram exterminados metade dos elefantes nos últimos cinco anos. E há desconfianças de que os próprios guardas florestais estão participando desse massacre.
A maior rede de ativistas para mobilização social global através da Interne, a Avaaz, já se aproxima de 1,5 milhão de assinaturas pra exigir que a Yahoo! desabilite os domínios de vendas de marfim. As filiais da Yahoo! no Japão possuem domínios de vendas de produtos feitos de marfim.
“…se tornarmos esse comércio uma ameaça para o Yahoo! neste momento delicado, Marissa poderá perder mais funcionários ainda mais rápido, e vai reconsiderar os custos de continuar vendendo os chifres de sangue dos elefantes… Cerca de 100 elefantes são mortos diariamente para suprir a demanda dos consumidores. E, por serem animais inteligentes, eles sentem a dor e o horror de terem seus chifres arrancados. ” (Avaaz)
O que podemos perceber também é que a Yahoo! tem seu modus operandi estabelecido, um jeito confortável de fazer negócios que há muito domina as estruturas da empresa. É uma das empresas que se conforma com o estabelecido. Ter levado Marissa Meyer pra dentro dessa estrutura não significaria mudar a forma de fazer negócio. Foi simplesmente permitir que ela realmente se percebesse além do que existia lá dentro, e aí foi que os erros começaram. Acabou sendo uma contra cultura.
Bem, vamos agora testemunhar o desenrolar dos fatos e o que a forma de fazer negócios Yahoo + Marissa Mayer pode nos ensinar a todos, inclusive para que possamos introspectar esses ensinamentos e poder utilizá-los em nossas vidas, mesmo considerando-se nosso lado pessoal, afinal, vivemos num mundo altamente conectado, onde formas de vidas e de fazer as coisas se conectam também.
“Eu me recuso a ser estereotipada.” (Marissa Mayer)
Parece que a marola se transformou numa onda gigantesca! Vamos ver como a “inteligência artificial” resolverá esse problema tão humano.