Em um episódio recente do Lex Fridman Podcast, Mark Zuckerberg, CEO do Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp) foi questionado sobre o anúncio da Apple de um headset de realidade mista chamado Vision Pro, com lançamento previsto para o início de 2024 e um preço de US$ 3.500. Zuckerberg compartilhou suas reflexões sobre o novo dispositivo e como isso afeta o futuro da computação.
Zuckerberg expressou que, embora ainda não tenha tido a oportunidade de experimentar o Vision Pro pessoalmente, ele considera esse lançamento como uma validação importante para a categoria de realidade virtual e aumentada. Ele acredita que a entrada da Apple nesse mercado fará com que muitos fãs de seus produtos também considerem essa tecnologia. O CEO do Facebook destacou o impacto que a visão da Apple pode ter na demanda geral por dispositivos de realidade mista, especialmente para o Oculus Quest 3, que pode se beneficiar do aumento do interesse.
No entanto, Mark também abordou a questão do preço do Vision Pro, que pode ser um obstáculo para muitos consumidores. Ele reconhece que, com todas as funcionalidades incluídas no dispositivo, o preço de US$ 3.500 faz sentido, mas ressalta que nem todos poderão arcar com esse investimento. Essa consideração reforça a visão do Facebook em tornar a realidade virtual mais acessível e democrática, com produtos como o Oculus Quest, que vendeu dezenas de milhões de unidades.
Além disso, Zuck mencionou as diferenças entre as abordagens da Apple e do Facebook no que diz respeito às funcionalidades e casos de uso dos dispositivos de realidade mista. Enquanto a Apple parece estar focada em oferecer uma experiência de visualização mais aprimorada e substituir o uso de laptops por meio do Vision Pro, a Meta está concentrado em interações sociais, comunicação, atividades físicas e jogos. Zuckerberg enfatizou que o Meta está liderando em recursos como interações sociais e experiências de fitness.
Durante a discussão, também foram abordados os aspectos de jogos no Vision Pro. O fato de a apresentação da Apple não ter dado tanto destaque aos jogos de realidade mista foi mencionado como algo interessante por Fridman. Zuckerberg respondeu afirmando que existem certos compromissos de design e trade-offs feitos pela Apple. Ele acredita que a inclusão de um controle físico no sistema, em vez de depender exclusivamente de rastreamento ocular e rastreamento de mãos, pode proporcionar uma experiência mais tátil e precisa para jogos. Essa diferença reflete as prioridades distintas de cada empresa em relação aos casos de uso e às necessidades dos usuários.
No final do podcast, Zuckerberg mencionou que há muito mais para discutir sobre o metaverso e o avatar Codec, uma tecnologia com a qual ele tem experimentado recentemente. Ele expressou empolgação em falar mais sobre esse assunto, mas enfatizou que precisaria aguardar um pouco mais, pois há muito a ser revelado.
Em conclusão, o anúncio do headset Vision Pro da Apple e as reflexões de Mark Zuckerberg destacam o interesse crescente e a competição acirrada no campo da realidade mista. As diferentes abordagens das empresas refletem suas visões sobre o futuro da computação e os casos de uso que desejam priorizar. Enquanto a Apple busca proporcionar uma experiência de alta qualidade para tarefas como leitura de texto em telas, o Facebook se concentra em criar interações sociais e experiências de entretenimento imersivas. Essa diversidade de abordagens é um reflexo do atual estado da indústria de tecnologia e das possibilidades emocionantes que o futuro reserva para os entusiastas de tecnologia.
Referências: