Nesta pequena matéria, falaremos sobre como e onde, empresas e editoras conseguem descobrir novos talentos. Não só isto, mas também ideias para melhorarem seus lucros e conhecimento no mercado editorial.
Muitos escritores iniciantes, têm tido a dificuldade de escolher quais editoras escolher para publicar seus livros, formalizar contratos, entre outras coisas. Muitas editoras se tornaram conhecidas por causa de autores renomados, fazendo com que as mesmas, muitas das vezes se tornem seletivas para não investirem em escritores que não trarão um bom retorno financeiro para a empresa.
Há todo um investimento, desde ilustrações, impressão, revisão, entre outras coisas que compõem um grande gasto para a publicação e vendas de livros impressos. Desta maneira, algumas editoras se tornam aos poucos seletivas, para investir em algo rentável.
Mas, como descobrir novos talentos? onde achar novos escritores que se tornaram renomados, e consecutivamente, tornará a empresa, isto é: a editora, mais conhecida no mercado editorial?
Não há como chegar à um novo escritor, se ele não souber da existência de uma editora, ele não poderá se achegar até a mesma. Desta maneira, uma ideia dentre muitas editoras, fez com que este relacionamento entre iniciantes e editoras não tão conhecidas, se aperfeiçoasse, e também, tornasse a editora mais conhecida no mercado editorial. Estamos falando sobre Antologias e Concursos literários.
A ideia da iniciação de uma antologia, faz com que muitos escritores iniciantes se empolgue em participar enviando seus textos que são construídos a partir dos temas estipulados pelo organizador da antologia. A ideia de antologia, é também uma boa maneira de fazer com que autores colaborem entre si para a publicação de um livro.
Existem diferentes tipos de antologias, gratuitas e pagas, aos quais os autores devem colaborar com certas quantias. Mas, como uma editora lucraria em cima desta ideia? Simples: Ao criar o edital de uma antologia gratuita (onde os autores não pagarão por nada), a editora arcará com os gastos, só ficará à critério dos jurados selecionarem os melhores textos para incluir na antologia.
Parece ser algo natural, mas ao criar uma antologia gratuita, pode-se também, criar a ideia de que o autor assinará um contrato, fazendo com que seu texto se torne de autoria da editora e o mesmo, não receberá lucros por venda de cada livro, desta maneira, a editora consegue construir um livro (antologia) e ainda receber todos os lucros por vendas, e ainda descobrir novos talentos. A empresa poderá decidir se contrata o escritor para próximos livros do próprio, fazendo com que novos talentos sejam descobertos.
O mesmo ocorre com antologias pagas, os autores arcarão com todo o gasto, ficando à critério do organizador da antologia se o autor receberá lucro por venda ou não.
Este conteúdo é gratuito pra você, mas a produção dele não tem custo zero. Graças aos nossos apoiadores na Plataforma de Financiamento Coletivo Apoia-Se temos conseguido manter a regularidade dos posts e pretendemos criar novos formatos de podcasts e programas em vídeo. Que tal dar um pulinho para saber quais recompensas exclusivas pode receber da nossa equipe todo mês? Visite: www.Apoia.se/tecnoveste
Um Comentário
Pingback: Como é ser um criador de conteúdo no tecnoveste | Tecnoveste