Os meridianos são canais de energia constituídos por pontos específicos no corpo que por sua vez, distribuem as energias sutis que se fazem fundamentais para a manutenção de nossa vitalidade positiva e equilíbrio de nossos órgãos e sistemas.
Ao passo que esse fluxo de energias (fluxo energético) é bloqueado ou recebe barreiras dificultosas, o corpo físico sofre com desequilíbrios em diversos níveis e intensidades.
O corpo etérico se consiste no mecanismo de contato íntimo entre o corpo físico e os campos energéticos superiores, pois os meridianos representam a interface existente entre as propriedades físicas e as propriedades etéricas do corpo (GERBER, R. 1997).
Devido a específica e particular proximidade do corpo físico com o sistema de meridianos, esse sistema trata-se da “chave mestra” para a prevenção, o diagnóstico precoce e tratamento de possíveis disfunções orgânicas.
Através dos meridianos, circula constantemente e inteligentemente uma energia nutritiva vital e primordial conhecida como Chi (Prana), que se polariza em Yin e Yang. Esse chi ou prana ou energia vital, penetra nos pontos específicos e flui até atingir os órgãos, levando o “pólen”, o “néctar” do alimento vital de natureza energética sutil.
Nossa saúde depende da circulação equilibrada e harmônica do Chi pelo corpo. Adequar a nutrição energética otimizando a harmonização das correntes de energia nos meridianos, é um grande fenômeno que resultará no equilíbrio verdadeiro de nosso Corpo, Mente e Espírito!