A Se Candidate, Mulher! é uma startup de recursos humanos especialista em conectar mulheres incríveis a empresas ou promovê-las dentro delas e está com inscrições abertas para o Programa Transformades 2023. A HRTech já impactou mais de 20 mil mulheres diretamente, promovendo projetos e ações afirmativas inéditas no mercado para atração e contratação das mulheres. Vencedora, por três anos consecutivos, do Startup Awards, a maior premiação do ecossistema de inovação do Brasil, na categoria “Startup de impacto social”. Saiba mais:
O objetivo é impulsionar a carreira de pessoas da comunidade LGBTQIAP+ por meio de encontros, nos dias 12, 19 e 26 de julho e 2 de agosto, guiados por mentores especializados, com conteúdo e materiais de estudo específicos para os desafios das pessoas LGBTQIAP+.
Estão disponíveis 1.000 (mil) vagas e público interessado pode se inscrever gratuitamente, entre os dias 28 de junho e 10 de julho, por este link.
“Seja nas empresas ou em outras esferas sociais, a vivência das mulheres é atravessada por questões como preconceito de gênero, a múltipla jornada de trabalho, maternidade, desigualdade salarial e os vieses inconscientes, que podem impactar desde a atração no processo seletivo até a retenção e a satisfação dessa profissional em uma companhia. São estereótipos conduzidos em nossa sociedade e que ditam padrões que as inferiorizam, fazendo com que sejam consideradas menores e menos capazes no contexto em que estão inseridas” – Jhenyffer Coutinho
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Especialistas palestrantes
Entre es convidades do programa estão a LinkedIn Top Voice como:
- CEO da Se Candidate, Mulher! Jhenyffer Coutinho,
- especialista em Diversidade e Inclusão Andreza Maia,
- especialista em estratégia e inovação e LinkedIn Top Voice Amanda Graciano,
- especialista em recolocação profissional e mentora de carreira Ana Clara Paiva, entre outres.
Jhenyffer Coutinho, CEO da Se Candidate Mulher!, explica que “o objetivo é fazer com que pessoas LGBTQIAP+ se sintam mais empoderadas e preparadas ao se candidatarem às vagas e às promoções, enfrentando com confiança os desafios impostos pelas sociedade quando o assunto é Diversidade & Inclusão no mercado de trabalho”.
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Mulheres LGBTQIAP+ (pesquisa)
A pesquisa inédita “Panorama das Mulheres no Mercado de Trabalho 2023”, realizada com mais de 1000 respondentes em todo o Brasil, aborda tendências, desafios e necessidades da participação feminina no contexto profissional. O levantamento, feito pela Se Candidate, Mulher!, maior startup de empregabilidade feminina do Brasil, evidencia como o mercado é menos inclusivo para mulheres LGBTQIAP+, que enfrentam mais obstáculos socialmente para ocupar cargos seniores e de liderança.
Pensando na empregabilidade de forma interseccional, o estudo destaca que 43,79% das mulheres LGBTQIAP+ estão desempregadas. O número está acima da média geral, que foi de 39,35%. Entre as mulheres da comunidade, 7,69% são mães. Na pesquisa, quando é perguntado sobre as razões para deixar um emprego, as “situações de assédio” ganham mais impacto, tendo sido mencionado por 63,91% das respondentes LGBTQIAP+.
“As empresas que ainda não se preocupam com a agenda da diversidade e inclusão ainda não entenderam que estamos falando sobre a lucratividade e a sobrevivência dos negócios. Não é sobre ser legal, a equidade de gênero é negócio rentável. Negócio atrelado à responsabilidade social” – Jhenyffer Coutinho
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Empregabilidade feminina
A rotatividade é um desafio enfrentado por grande parte das companhias. As pessoas mais jovens, por exemplo, têm apresentado tendências de ficar menos tempo e de “pular” de um emprego para outro. No caso das mulheres, a pesquisa aponta que a falta de perspectiva de crescimento na empresa é o principal motivo para deixar um trabalho, sendo a opção escolhida por 86,96% das respondentes.
Entre os motivos que fazem uma mulher valorizar mais o emprego, o estudo destaca o & #8220;equilíbrio entre vida pessoal e profissional (80%), o plano de saúde (76,2%) e a flexibilidade de horário (61,02%)” como os principais. As respondentes puderam selecionar cinco opções e as alternativas acima foram as mais escolhidas. O resultado revela uma tendência por priorizar qualidade de vida, saúde e autonomia na rotina de trabalho, questões primordiais para mulher que concilia múltiplas jornadas de trabalho – como o cuidado com crianças, famílias e casa.
A pesquisa é importante para que empresas e lideranças entendam o comportamento das mulheres e desenvolvam estratégias para esse público, envolvendo também as interseccionalidades do grupo. Por meio desse estudo, é possível entender o contexto atual e investigamos as necessidades das profissionais, já que a melhor maneira de fazer isso é ouvir diretamente as vivências, preferências e opiniões dessas mulheres.
Acesse a pesquisa “Panorama das Mulheres no Mercado de Trabalho 2023“, cliando aqui
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