Prefeitos e gestores de 30 municípios participaram em junho do I Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, no Espaço 104, em Belo Horizonte, para soluções tecnológicas para melhorar a vida das pessoas e a máquina pública. O encontro, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) parceria com o Governo de Minas e com o apoio 1DOC, GOVBR Online Internet, Hubse Tecnologia, Hotel Ibis, Rede Accor e Fala Cidadão, apresentou modelos, soluções de mercado e políticas públicas voltadas para a eficiência de gestão.
De acordo com o assessor técnico do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luís Ramos, a aplicação de tecnologia nos serviços públicos passa pela interligação das secretarias. “Para se ter inteligência é preciso análise de dados. Tendo a informação o gestor público toma decisões mais fundamentadas”, comentou Ramos, destacando as ações do governo federal que visam levar conectividade a municípios desprovidos de serviços.
Já em Minas, segundo maior polo tecnológico do país, diversos programas em andamento buscam fomentar o desenvolvimento do Estado através da inovação. O Meu Primeiro Negócio, por exemplo, estimula os primeiros passos no empreendedorismo já no ensino médio, envolvendo alunos em 120 escolas selecionadas.
Na opinião da diretora de Inovação Social e Ambiental da SEDECTES, Lívia Leão, além da modernização dos governos, é preciso capacitar a população a fazer uso das tecnologias disponíveis. “Essa questão de incentivar para que as pessoas, os jovens, entrem no mundo da tecnologia e do empreendedorismo, criando empresas de base tecnológica, é muito importante, principalmente num cenário de crise. A partir do momento que se diversifica a economia, o município gera emprego e novas arrecadações”, ressalta Lívia.
O estacionamento rotativo digital é uma das soluções inteligentes, direcionada para melhorar o trânsito, que deve entrar em funcionamento em breve em Belo Horizonte, segundo o presidente da Empresa de Informática e Informação do Município (PRODABEL), Leandro Garcia. A capital mineira, lembra ele, é a cidade com mais empreendedores tecnológicos no país. “O grande desafio é transformar essa vocação em desenvolvimento econômico”, comentou Garcia.
A prefeita de Juatuba, Valéria Aparecida dos Santos, destaca que o projeto de monitoramento, implantado neste ano, vem para auxiliar as autoridades de segurança pública do município. “Fico muito feliz. São 10 câmeras localizadas mais na área central e depois nós vamos levar para os distritos de Boa Vista, Francelinos e Icaraí”, contou a prefeita.