Todos os dias surgem novas empresas e ideias ao redor do mundo. Parece que quando se viu de tudo, o mundo sempre nos surpreende. Uma surpresa das mais agradáveis foi a criação da Moncloa, uma franquia especializada em chás e infusões, que faturou R$10,5 milhões em 2018.
A Moncloa nasceu da parceria entre cinco amigos, quatro dos quais (Pedro Amin, Fernando Lacerda, Rodrigo Lopes e Roberto Inoe) se conheceram em uma viagem à Espanha, em 2017. Amin e Lacerda antes mesmo disso já eram sócios, mas em algo completamente diferente (um escritório de arquitetura), e os dois restantes trabalhavam com finanças. Assim que se conheceram, decidiram que gostariam de empreender juntos, sem plano ou ideia formada. Foi seis anos depois que a Moncloa nasceu, com a junção de Eduardo Jardim ao grupo.
Foi em 2010 que a ideia para a franquia surgiu: os amigos viram uma oportunidade e foi notada uma demanda de mercado por chás de melhor qualidade do que os já encontrados pelo país. Por consequência, os sócios Lopes, Inoa e Armin, os envolvidos no processo de criação, foram estudar e conhecer os mercados estrangeiros, mais especificamente os europeus. Chá, embora no Brasil não seja tão comum quanto nossa bebida principal, o café, é a segunda bebida mais popular mundialmente e não podia deixar de ser difundida aqui também, primeiro para os amantes e mais tarde para todos aqueles interessados em usufruir dela.
Foram três anos para o desenvolvimento do projeto, para entender o consumidor brasileiro e os números cercando um empreendimento como este. Inicialmente, foram investidos R$150 mil para viabilização e foi assim, em 2013, que a Moncloa foi oficialmente aberta. E já como êxito! Após apenas cinco anos, a Tea Boutique se expandiu para 20 franquias e uma unidade principal, pelo Brasil inteiro. Faturou mais de 10 milhões apenas no ano de 2018 e intenta fechar 2019 com mais 15 franquias. Um número nada mau para uma startup (empresas emergentes no mercado, que se preocupam em aprimorar modelos já vigentes, com uma visão mais tecnológica, por exemplo) tão recente quanto a Moncloa.
É um negócio com espaço tanto para os chás e infusões, quanto para acessórios (como copos, infusores e até kits), pastas, geleias e chocolates finos. Cafés especiais também são vencidos e até mesmo moedores para um processo todinho feito em casa, de forma extremamente facilitada. Cada sabor de chá é pensado especialmente para o paladar brasileiro, criado em conjunto, entre Lopes e sommeliers de cada unidade, e demora de três a seis meses para ser criado. É algo único, que se diferencia e muito do chá de caixinha encontrado em qualquer mercado no país. As ervas, frutas e folhas são trazidas dos mais diversos lugares no mundo, como Índia, Japão e Sri Lanka, e Alemanha, que é a responsável pela mistura de acordo com a formulação brasileira. Apenas o melhor é vendido na Moncloa, com os melhores sabores e os melhores ingredientes, cada um selecionado para acrescentar ao chá um toque especial.
A maior parte das vendas da Moncloa se dá em suas lojas físicas (o que é surpreendente, quando o e-commerce é algo tão intrínseco na sociedade atual), mas mesmo assim a internet está aí para ser utilizada e o site também possui produtos para venda, além de possuir um blog no qual artigos e notícias interessantes sobre chá, seus sabores e de onde vêm são postados para o público. Cada detalhe é pensado com extremo cuidado e carinho para agradar os consumidores da melhor forma possível e taí o segredo para o crescimento da Moncloa Tea Boutique, que promete continuar e expandir seu mercado e clientela ao longo dos anos que virão.