Já imaginou como as festas em casa e baladas poderiam ser mais interessantes se o público pudesse votar ao vivo na próxima música que iriam ouvir e, assim, determinar democraticamente qual seria o clima? Bom, foi isso que a equipe de dois participantes do programa Ciência sem Fronteiras Henrique Lopes e Rodrigo Fernandez fez no hackathon TechCrunch Disrupt London, em dezembro de 2015.
Premiados na categoria inteligência musical, sete programadores juntaram-se aos dois estudantes de engenharia da USP para desenvolver o programa que chamaram de Musicracy (music + democracy) . Atualmente ele funciona somente na web, puxando vídeos do Youtube e permitindo que as músicas mais votadas ganhem prioridade na playlist.
Com apenas 24 horas para desenvolver o app, os 9 integrantes do grupo utilizaram-se da API do Twilio para receber mensagens dos usuários com o nome dos artistas que queriam ouvir e, então, permitir que a aplicação processasse o nome mais indicado. Você pode acompanhar o aplicativo aqui e acompanhar as novidades aqui.