Equipe: Timothy Jordan, Isabelle Olsson, Charles Mendis, Steve Lee, Ivy Ross e mais 120 pessoas
Empresa: Google Inc.
Valor Estimado: parte do Google
Sede: São Francisco, CA
Site: www.googleglass.com
Se você retirar o seu Glass em um dos Acampamentos (lojas oficiais do Glass) em Los Angeles, São Francisco ou Nova York, você receberá o treinamento necessário para editar as configurações iniciais. Se você recebê-lo por correio, no entanto, você pode deixar o seu contato no site de ajuda e, em menos de 30 minutos, eles retornarão a sua ligação – em qualquer país que você esteja – e caminharão contigo pelos caminhos necessários para que não reste nenhuma dúvida. Outra maneira é utilizar este blog como maneira de manter-se atualizado e entendido nos assuntos relacionados ao Google Glass.
As tecnologias vestíveis representam mais uma fase no avanço da computação, contudo, da mesma forma que o surgimento da televisão não eliminou a existência do rádio, elas não pretendem competir com os smartphones, têm propósitos diferentes e maneiras de utilização diversas – ver publicação sobre o assunto. No atual estágio em que se encontra, a tecno veste é auxiliada tecnicamente pelo seu telefone, principalmente porque para manter seu tamanho mínimo teve que abdicar de poder de processamento e, consequentemente, tamanho físico.
MyGlass é um aplicativo parceiro do seu Google Glass que permite, entre outras coisas, que você altere algumas configurações e administre detalhes do seu dispositivo de realidade aumentada. Para retirar ou adicionar uma nova Glassware – aplicativo feito especificamente para o Glass – você pode utilizar o seu computador ou esse aplicativo.
Além de permitir receber ligações e que o seu Glass tenha acesso ao serviço de Direções passo a passo – se o Hotspot do celular estiver ligado -, ele ainda facilita sua vida se você precisa mostrar às pessoas ao seu redor o que está se passando na tela de 640×360 do seu Glass por meio do Screencast. Para mandar mensagens a contatos que não estão nas redes sociais, você precisa adicioná-los à sua lista de contatos através desse aplicativo.
MyGlass possui uma versão web e outras para telefones inteligentes. Na primeira, é possível saber onde foi o último local do qual o Glass se conectou com a internet – função que pode servir como um dispositivo de segurança caso você o perca – e mudar a opção do idioma de menus e das vozes (input e output) do sistema – inicialmente apenas inglês britânico e americano estão disponíveis, mas já foram descobertas as línguas francesa, alemã, espanhola, japonesa e “brasileira”.
Ademais, nas Opções do Aparelho, você pode saber quando o Glass foi registrado, quando foi utilizado pela última vez, quando é a versão do software (XE) que ele está rodando, qual é o número de série dele e o Endereço MAC Wi-Fi, além da poder instalar as configurações iniciais de fábrica e desbloquear o dispositivo. A configurações de conexão do Glass à rede sem fio também são feitas pela web, porque depois de digitar o nome e senha na tela do computador, é gerado um código QR para que seja escaneado e registre as informações dessa rede no seu aparelho.
De maneira diversa, a versão móvel do aplicativo te oferece opções mais relacionadas ao uso contextualizado do aplicativo e, apesar de estar disponível tanto para telefones Android (no mínimo versão 4.0.3) quanto para os iOS (no mínimo versão 7), nesses últimos há algumas limitações relacionadas às próprias características do sistema oferecido pela Apple. Ambas as versões visam oferecer um nível avançado de configurações, entretanto, como o software do Glass é uma versão modificada do Android, o MyGlass para os dispositivos que utilizam esse mesmo sistema operacional funcionam de maneira mais leve e consistente.
Quase toda nova atualização do software (XE) é acompanhada por uma alteração no MyGlass, por isso configurar o Glass pela primeira vez tem ficado cada vez mais fácil. Além do tutorial de vídeo que é apresentado, os procedimentos ficam cada vez mais intuitivos, permitindo a utilização do MyGlass tanto em telefones como em tablets – desde que atendam as necessidades mínimas do sistema.
Ser um Explorador do Google Glass não é um preço que, no momento, todos podem pagar, contudo o oferecimento de novas funcionalidades e a iminência da saída do produto da fase beta, permite-nos ver um grande valor além do preço – R$ 1.500,00 + tributação estadual. O MyGlass, tanto para iOS como para Android – mesmo sem o Material Desing L -, apresenta design limpo e características interessantes o suficientes para acrescentarem grande qualidade à Experiência do Glass.
A tendência é que, ao longo dos meses, para os usuários sentirem-se mais livres, o MyGlass fique cada vez menos instável e menos diferente entre as suas versões de aparelhos e de sistemas operacionais. No entanto, eu acredito que a próxima versão de hardware do Glass – talvez lançada em 2016 -, tirando a experiência de sua fase beta e acompanhando o aumento do poder de processamento dos computadores – e sua consequente miniaturização -, não precise mais de um companheiro.
Aprenda a visualizar e editar imediatamente as fotos tiradas no seu Glass.
Aprenda a sincronizar as notificações do telefone com as do Glass.