Marques Brownlee fez seu primeiro review de produtos em 1º de janeiro de 2009. São mais de 7 anos de experiência com avaliação e demonstração de produtos de tecnologia. Ele não tem o canal do Youtube que mais publica vídeos, nem o que publica antes de todo mundo, mas a qualidade dos seus vídeos, a simplicidade do seu texto e sua personalidade cativante conquistaram o coração de 2,9 milhões de seguidores.
Nascido e radicado em Nova Jersey, o menino Brownlee conciliou o seu curso de graduação em tecnologia (Stevens Institute of Technology) e sua carreira amadora de Ultimate Frisbee no New York Rumble com a sua trajetória criativa online. Reconhecido no meio, ele é constantemente chamado para participar das principais feiras e eventos de tecnologia, além de frequentemente receber produtos de fabricantes para serem analisados.
A decisão dos temas tratados, contudo, parecem mais orientados por uma escolha do próprio Marques e do seu público do que influenciada por fatores externos. Seus vídeos vão desde o funcionamento de controle remoto para laptop e tutoriais de programas para PC até equipamento de gravação e os gadgets tecnológicos mais recentes.
Em 2009 contava com apenas 88 inscritos, mas, conforme o canal foi crescendo, Marques , com 15 anos passou na época, passou a investir em mais equipamentos e em novos formatos de vídeos. Como uma equipe de um homem só, o canal MKBHD tem crescido vertiginosamente nos últimos anos – só em 2015 ganhou mais de 1,1 milhão de inscritos.
Entre as principais séries temáticas do canal estão:
- First Impressions: registro do primeiro contato com o aparelho feito no dia do seu evento do lançamento;
- Reviews: a linha mestra do canal onde são analisados smartphones, smartwatches e smartglasses;
- Revisited: uma segunda análise mais aprofundada das reviews;
- Explained: detalhamento das tecnologias por trás dos aparelhos – como realidade virtual, definição 4k, sapphire glass, UBS tipo-C;
- Dope Tech: em que ele fala dos aparelhos tecnológicos mais inovadores;
- Top 5: comparação dos melhores aparelhos de cada categoria;
- Ask MKBHD: contado direto com o apresentador, onde ele fala um pouco da sua vida e responde a perguntas dos seus seguidores.
- Hackintosh: explicação da montagem e dos updates do computador que ele usa para editar seus vídeos;
- Setup Tour: uma viagem videográfica pela mesa de trabalho dos seguidores do canal;
- Update: novidades sobre o futuro do Canal – compare o antigo com o novo.
Brownlee montou sua própria “netflix de reviews” a partir de um conceito simples: explicar a tecnologia de ponta a pessoas comuns para que possam tomar melhores decisões na hora da compra e para que as escolhas sejam baseadas nas necessidades individuais de cada consumidor. Ouvindo seu público, o youtuber aprimorou a sua técnica e diversificou a apresentação, sem deixar de seguir a temática e a premissa originais.
A grande novidade para os próximos meses é que além de sua própria marca de camisetas e skins para smartphones, MK também está lançando um site (mkbhd.com) onde colocará conteúdo de texto e outras informações que não se enquadram bem no formato do Youtube. Informações não oficiais indicam que essa nova fase será alavancada pelo grupo Vox Media – dono de sites como The Verge, Re/code e SB Nation -, com que Marques fez uma parceria no início de 2015.
O fato é que Brownlee, um nativo digital, cresceu junto como Youtube e a construção do seu império ainda está no início. Dedicando-se exclusivamente ao desenvolvimento do seu empreendimento em 2016, é bem possível que vejamos MKB ainda mais ativo.
Uma prova viva de que ser o primeiro ou produzir mais vídeos que a concorrência não é caminho inexorável para o sucesso, Marques associa seu crescimento ao acompanhamento dos avanços da tecnologia do seu tempo e à manutenção de contato constante com seu público por meio das redes sociais.
Está claro que as pessoas continuarão buscando o Youtube para saber mais informações sobre o próximo aparelho eletrônico que comprarão, mas, mais do que isso, continuarão buscando um contato direto com especialistas que falam a sua língua e se comunicam de maneira sincera com seu público. O “pulo do gato” está na pesquisa e na roteirização do seu material.
Canais como Unboxing Therapy e Austin Evans vêm a interseção do seu público com o do MKBHD, porque enxergam que, além de explicar bem o produto que apresentam, é dar personalidade aos seus vídeos e manter a regularidade. Equipamento profissional dão um tchan a mais ao vídeo, mas não são imprescindíveis para o sucesso de um canal.
A sustentabilidade financeira no canal parece que foi atingida há uns 2 anos e agora, além de comprar os equipamentos de sua preferência – quando não os recebe dos fabricantes -, Browlee se dá ao luxo de fazer sorteios para os seus seguidores. O desafio do seu crescimento, portanto, não está condicionado à adesão de novos patrocinadores além do adsense, mas à sua capacidade de organização para aumentar sua equipe de produção e manter-se inócuo às pressões externas.
Em um universo onde cerca de 70% dos consumidores entre 18 e 24 anos pesquisam na internet antes de efetuar uma compra, é inegável a importância de iniciativas como a do Marques Brownlee tanto para o público quanto para as empresas. Saber equalizar como cada uma das três pontas dessa relação vai tirar o maior proveito dessa situação é que vai definir o rumo dos Youtubers.
Seja alguns dos vídeos mais interessantes do MKBHD: