A Netflix é uma história de sucesso digital sem igual. Começou há 17 anos como um serviço de assinatura de DVD´s, após dois anos de fundada. O serviço de locação de dvds ainda funciona, mas apenas em território americano. Uma história única de inovação que foi se transformando e com visão mudou o seu rumo, saindo de um formato de negócio de mídia “tradicional” – em tecnologia da informação DVD já é considerado superado, para se transformar no maior empreendimento em entretenimento digital do mundo. Vejamos algumas informações que passaremos a descrever para que possamos entender o que veio acontecendo e quem sabe até aprender com sua história:
A REVOLUÇÃO GIGANTESCA
1997 – Fundação da Netflix
1999 – Lançamento da Distribuição Digital
2002 – Ano do Netflix IPO
2016 – 18 de julho: 83 milhões de assinantes, mas em crescimento mais lento do que nunca.
2016 – 18 de julho: 42% dos assinantes são de fora dos EUA
2016 – 18 de julho: 47 milhões de assinantes nos EUA
2015 – 42,5 bilhões de horas assistidas
2015 – 22 de dezembro: 10 bilhões de horas por mês assistindo
2015: 15 de abril: 100 milhões de horas por dia assistindo
2016 – 25 de julho: 2,5 espectadores em média por assinante
2016 – 25 de julho: 57% dos assinantes assinam pelo conteúdo original da Netflix
2016 – 4 de maio: 76% dos assinantes acreditam que a Netflix vai substituir a televisão
2015 – 15 de dezembro: média de dados consumidos por assinante por mês é de 45 GB
2016 – 5 de julho: 73% dos assinantes usariam o download se estivesse disponível
2015 – 450 horas de conteúdo original
2016 – 600 horas de conteúdo digital projetado
2016 – Netflix acredita que será de 5 bilhões de dólares seus investimentos em conteúdo original
2016 – 23 de março: 5.532 títulos
2016 – 16 de janeiro: número de países 130
2015 – 20 de janeiro: indicações ao Emmy 45
2015 – 20 de janeiro: indicações ao Globo de Ouro 10
2015 – 20 de janeiro: indicações ao Oscar 2
2013 – Primetime Emmy Awards ganhos por House of Cards 3
2013 – 7 de setembro: 63% dos assinantes estão muito ou extremamente satisfeitos
2014 – 27 de fevereiro: 100 milhões de dólares por duas temporadas de House of Cards
2014 – 27 de fevereiro: 200 milhões de dólares pelo “Projeto Marvel Dfenders”
2014 – 6 de junho: 78% dos usuários veem em televisores
2014 – 13 de janeiro: A Holanda é o país com a melhor conexão web para a Netflix
2014 – 13 de janeiro: A meçhor conectividade nos EUA é o da Google Fiber
2013 – 18 de setembro: quantidade de armazenamento por servidor Netflix 100 a 150 terabyte
2014 – 22 de janeiro: 900 funcionários na sede corporativa
“O ato de contar histórias é universal assim como nós. Agora disponível no mundo todo.” (Netflix)
O que a Netflix percebeu? Na nossa análise: A Netflix percebeu, através de uma autopercepção continuada, que a forma de negócio da indústria audiovisual não atingia a todos de forma minimamente equânime e proporcional ao investimento e muito menos dava continuidade ao serviços de oferta de entretenimento, todos eram estanques, tratava-se portanto de um modelo enrijecido e que já, há muito, deixou de ser competitivo, considerando-se tanto a indústria cinematográfica como a de produção popular televisiva. Com isso a Netflix viu a tendencia ao falimento do formato e toda a demanda migraria para a internet, que tem como característica a capilaridade no seu atingimento, principalmente pela característica ubíqua/pervasiva das tecnologias móveis.
Obs: Ubíqua/Pervasiva: termo usado para descrever a onipresença da informática no cotidiano das pessoas.
Foi caminhando e observando o caminho, e todo o seu entorno, que a Netflix construiu sua historia e hoje tornou-se a maior indústria de entretenimento audiovisual com maior acervo autoral independente do mundo.
E você, é assinante? por que? O que mais agrada a você no serviço? Há quanto empo você é assinante?