É evidente que na China o número de usuários da web é muitas maior do que de qualquer lugar do mundo. Menos da metade dos chineses acessam a internet, mas esse número ainda é maior que a população dos Estados Unidos que 85% tem acesso à internet. Incrível esses números não acha? É um mercado gigantesco que chama a atenção de investidores e agentes de negócios digitais, principalmente operadoras de tecnologias móveis. Vamos analisar algumas informações.
China: Mídias Sociais, Internet, WEB, Celulares e coisas afins…
Dados de 2014 divulgados em agosto de 2015 pela WeAreSocial. sg:
A população da China está chegando perto de 1,4 bilhão de habitantes, alguns usuários que podemos analisar por grupo são os seguintes
Usuários ativos de internet: 668 milhões de usuários = 47,71% da população – a cada 12 meses cresce 6 % ou 36 milhões de usuários.
Usuários ativos de Mídia Social: 659 milhões de usuários = 47,07 % da população – a cada 12 meses cresce 2 % ou 14 milhões de usuários.
Usuários únicos de celulares: 678 milhões de usuários = 48,43 % da população – a cada 12 meses cresce 8 % ou 94 milhões de usuários.
Usuários ativos de redes sociais móveis: 574 milhões de usuários = 41 % da população – a cada 12 meses cresce 15 % ou 17 milhões de usuários.
Redes Sociais mais utilizadas na China:
Dados atualizados de 2015 fornecidos pela SocialMidiaToday.
Tencent QQ: Popularmente conhecida como QQ , é um serviço de mensagem instantânea, desenvolvido pela empresa chinesa Tencent Holdings Limited . QQ também oferece uma variedade de serviços, incluindo jogos sociais on-line, música, compras, microblogging, filmes, plataforma de jogos e grupo de chat de voz . Possue em tornbo de 830 milhões de usuários.
QZone: É um site de rede social criado pelar Tencent em 2005. Permite que os usuários escrevam blogs , mantenham diários, enviem fotos, ouçam música e vejam vídeos.
Sina Weibo: Semelhante a um híbrido de Twitter e Facebook, é um dos sites mais populares na China. Em uso por mais de 30% dos usuários de Internet, com uma penetração de mercado semelhante ao Twitter Estados Unidos.
WeChat: é um serviço celular de texto e mensagens de comunicação de voz desenvolvido pela Tencent na China, lançado pela primeira vez em janeiro de 2011. É um dos maiores aplicativos autônomo de mensagens por usuários ativos.
Pengyou: O site utiliza nomes reais, com ênfase em amizades verdadeiras, e permite que os usuários se registrem com qualquer endereço de e-mail válido. O site tem tanto uma área social, mas também uma seção para divulgação corporativa, onde os amigos podem se tornar “fãs” de várias empresas, e as empresas podem utilizar o site para se envolver com seus consumidores.
A difusão do uso das redes sociais na China:
Ao estudarmos os números que refletem o uso das redes sociais da China é que percebemos o quanto temos um comportamento restrito ou de falsa diversidade no Brasil. Sim, por que na China o uso de redes sociais é bastante difundido no que se refere a diversidade. Enquanto no Brasil o uso de redes sociais se resume a Facebook e Twitter, na China há uma pulverização do uso das mesmas. Sempre com muitas redes bastante frequentadas, os chineses logo adotam novidades que surgem de um canto a outro do país. Muitas das redes já ultrapassam os 100 milhões de usuários ativos. É importante frisar, como os dados acima podem mostrar, que o número de usuários móveis tende a crescer cada vez mais, já sendo o de maior uso.
Os pesquisadores acreditam que dificilmente Facebook e Twitter terão sucesso na China como no lado ocidental do planeta. Os desenvolvedores também determinam essa tendência por que com tantas redes sociais em uso fica impossível concentrar em uma, duas ou três. É preciso estar presente e demandar soluções pra todas que têm altas movimentações. No caso da China, muitas tem altas movimentações.