Com experiência em aparelhos de tecnologias vestíveis, a North (antiga Thalmic Labs) lançou um óculos inteligente, Focals Glass, com tecnologia de ponta e preços mais acessíveis que o Google Glass.
Fundada por Aaron Grant, Matthew Bailey e Stephen Lake, em 2014, a empresa lançou o Myo, um bracelete inteligente à la Minority Report, e hoje conta com mais de 400 funcionários trabalhando para desenvolver seus produtos.
Conectado à Alexa do Amazon, os óculos buscam a informação e demonstra os resultados na tela de maneira muito discreta e eficiente. Ontário, Nova Iorque, Seattle e na Bay Area, a North pretende popularizar os smartglasses de uma vez por todas.
Com seu primeiro produto na categoria ao preço de 599 dólares (e 799 para lentes de grau), a empresa investiu no processo de customização e de prescrição de lentes para assegurar o óculos seja utilizado mais do que como um artigo de luxo, como uma ferramenta.
Graças aos investidores na startup, ela teve capital para investir na compra de propriedade intelectual da Intel e na contratação de talentos com experiência na área de tecnologias vestíveis para construir esses óculos inteligentes. Nos 7 anos de existência da empresa, foram mais de 159 milhões de dólares de investidores do porte de Intel Capital, Fidelity Investiments, Hedgewood, First Round Capital, iNovia Capital, Strategic Innovation Fund (SIF) e Alexa Fund – dentre outros.
Equipado com um controle remoto em formato de anel, o Loop, o usuário pode controlar os comandos do Focals relacionados à sua agenda, pesquisas na web, mensagens de texto e etc. Veja o vídeo e analise o produto: