As contas digitais estão sendo muito procuradas pelos brasileiros, seja pela isenção das taxas bancárias cobradas atualmente pelos bancos tradicionais, seja pela facilidade das transações no dia a dia. Aqui, serão analisadas duas contas digitais e os principais benefícios entre elas: Nubank e PicPay.
A Nubank trata-se de de um banco digital que fornece aos usuários as mesmas funções de um banco tradicional. Trata-se de um app desenvolvido para realizar transações, pagamentos, depósitos, etc, totalmente digital.
Já o PicPay refere-se à uma carteira virtual, onde os usuários podem receber e realizar pagamentos, além de fazer transferências e servir como depósito para guardar o dinheiro.
Ambas as contas possuem algo em comum: rendimento. Enquanto a nubank possui a nuconta, onde o cliente pode guardar o dinheiro rendendo juros, o PicPay também oferece essa opção na carteira virtual. Atualmente os rendimentos são, respectivamente, 100% do CDI e 150% do CDI. A CDI nada mais é do que uma taxa básica de juros que remunera de acordo com as variações de mercado.
Na prática, se você possui uma ou ambas as contas, o seu dinheiro estará rendendo juros. Mas afinal de contas, qual delas é a mais segura para se guardar dinheiro ? A resposta depende de uma análise financeira feita da seguinte maneira. O dinheiro guardado na Nuconta, por exemplo, fica sob respaldo do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), cujo limite máximo é de R$250.000,00 por CPF. Significa que, se porventura acontecer de uma crise afetar o banco, seu patrimônio estará resguardado até este limite. Já o PicPay não se utiliza do FGC para proteção, mas o valor aplicado pelo usuário é refletido em igual valor lá na conta do Tesouro Direto aplicado pelo próprio PicPay, que pertence ao governo federal e isso de igual forma traz segurança para o usuário, todavia necessita de intervenção judicial para reaver valores, o que não é tão comum de se acontecer, uma vez que o picpay tem se mostrado bastante sólido nesse quesito.
Importante ressaltar que na conta do PicPay as tarifas podem ser cobradas caso o usuário ultrapasse o limite de transações de pagamentos realizados no mês. De igual forma, a nuconta cobra uma tarifa de R$ 6,50 para cada saque realizado no banco 24H.
O PicPay oferece cashback em algumas promoções que são enviadas como notificação no App. O nubank, por sua vez, não oferece esse tipo de remuneração, embora ele também possua o cartão com a função débito e crédito (múltipla).
O depósito entre as duas contas funciona de maneira bem similar. O PicPay oferece aos usuários opções como transferência, boletos ou por meio do banco digital e agora com a nova função PIX. O nubank, por sua vez, também aceita depósito via PIX, boleto e transferências.
Mas afinal de contas, qual delas é a melhor ? Depende do objetivo e das funções que o usuário busca. A função principal do nubank é servir como um banco digital, capaz de oferecer soluções 100% virtuais e ainda remunerar por meio da nuconta. A carteira PicPay não tem uma função de banco, por assim dizer, por isso as suas funções limitam-se às questões transacionais, como pagamentos e recebimentos, com a vantagem de se ter um dinheiro rendendo, além de funções como cartão de crédito/débito.
Na prática, ambas são excelentes para uma boa reserva de emergência que garante liquidez e segurança, caso o usuário opte por guardar o seu dinheiro, pois ainda assim, esses rendimentos são superiores aos da poupança.
É importante estar atento aos benefícios que elas oferecem e à remuneração do CDI. Se considerarmos este último, a conta PicPay possui uma vantagem em relação à nuconta.